Técnicos holandeses apresentam alternativas para transporte cicloviário em Florianópolis

Técnicos holandeses apresentam alternativas para transporte cicloviário em Florianópolis

Técnicos da Prefeitura de Florianópolis e do governo da Holanda discutem alternativas para o planejamento urbano voltado ao uso da bicicleta. A experiência de construir um novo desenho urbano para a capital catarinense, valorizando o transporte sobre duas rodas, é um dos temas da Oficina de Projetos Cicloviários, que acontece até quinta-feira (17/04), das 8h30 às 12h, na sede da Acif.
O evento conta com a participação de consultores holandeses que integram o Bicycle Partnership Program – um programa voltado ao desenvolvimento sustentável das cidades. A Holanda é considerado o país das bicicletas, com mais de 15 milhões de unidades trafegando por ciclovias e trechos adaptados.
Na sexta-feira (18/04), às 9h30, os consultores holandeses participam do passeio ciclístico inaugural de mais um trecho da avenida Hercílio Luz. As obras desta etapa abrangeram a região situada entre a rua Hermann Blumenau e a avenida Mauro Ramos.

OFICINA

Amanhã (16/04), os participantes da Oficina de Projetos Cicloviários analisam o funcionamento das ruas Rui Barbosa e Frei Caneca, a partir de uma observação prévia feita pelos técnicos da Holanda. O trecho vem sendo objeto de estudo pelo Ipuf, que planeja transformar o local numa rota cicloviária, batizado de “Rota 43”. “Queremos oferecer uma alternativa de transporte para curtas distâncias, num local que é densamente ocupado por escolas e condomínios residenciais”, explica a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves, do Ipuf.
Depois de conhecerem e discutirem o estudo de caso apresentado pelos técnicos de Florianópolis, os profissionais holandeses vão apresentar na oficina de quinta-feira (17/04) um projeto para viabilizar o que consideram uma rota inteligente ligando o bairro da Agronômica ao Centro.
(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 15/04/08)