18 dez Pesquisa da Prefeitura com a população aponta que Beira-Mar Continental melhorou o trânsito
A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta segunda-feira, 17, o resultado de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Planejamento Urbano da cidade (IPUF) sobre a satisfação da população com Beira-mar Continental, Avenida Poeta Zininho. O documento não foi disponibilizado para download.
A pesquisa realizada ao longo do mês de novembro mostrou que a inauguração da avenida gerou impactos positivos em toda a região continental de Florianópolis. O levantamento ouviu mil moradores: usuários da via, empresários da região, ciclistas, motoristas e pedestres. Para 72% das pessoas, a inauguração melhorou o trânsito no local e no entorno.
Os entrevistados também apontaram melhora no tempo de deslocamento na região após a inauguração da via. Para 42,8%, o tempo de deslocamento nos arredores da via diminuiu após a inauguração da avenida e para 22,6% não teve alteração.
Outro registro positivo foi a diminuição dos acidentes na região. Para 40% dos entrevistados, a quantidade de acidentes na região da Avenida Beira-Mar Continental diminuiu após a inauguração da via, para 17% se manteve igual e 34% não soube opinar.
Sobre a fluidez do trânsito também são destaques os elogios. Para 76% dos entrevistados, a fluidez do trânsito varia entre ótima e regular. Entre os ciclistas prevaleceu a opinião de que o trânsito flui muito bem; 73% afirmou que a fluidez é ótima.
A avenida
Com dois quilômetros de extensão e sentido único (ponte – bairros), a Avenida Beira-Mar Continental foi inaugurada no feriado de aniversário da cidade deste ano, em março, possui ciclovia, calçada para pedestres adaptada para deficientes visuais e com rampas para deficientes físicos. A avenida tem ainda faixa de pedestres, canteiro, sinaleiras, estacionamentos e uma área para alongamento e ginástica.
(DeOlhoNaIlha, 17/12/2012)