06 dez Primeira edição do Festival de Ostras de Florianópolis tem programação definida
A programação do Festival de Ostras do Ribeirão da Ilha está definida, com muita diversão, apresentações culturais e shows musicais. A abertura da festa, que tem apoio do Grupo RIC, será amanhã, às 19h.
As ostras estão sendo preparadas pelas associações que participarão da festa e os maricultores continuam no mar tirando o produto para a venda. A produção normalmente é familiar. Enquanto Andreia Bernardo fica na cozinha com a mãe, Maria da Graça inventa receitas deliciosas e Moisés retira caixotes de ostras do barco.
“Essas vão ser ostras gratinadas e ao bafo”, apontou Andreia, irmã de Moisés, que é a responsável gastronômica do restaurante da Asimar (Associação Sul da Ilha de Maricultores). A expectativa do maricultor é grande para a festa: quer vender 1.000 dúzias só para começar. “Eu vendia 2.000 dúzias na Fenaostra, mas o evento era maior. Agora temos que vender a maior quantidade possível senão a ostra morre. Todos os dias tiramos duas ou três caixas de ostra morta, porque a água do mar esquenta”, contou. A produção anual de Moisés é de 1 milhão de dúzia de ostras. “Vai ser bom ter uma festa aqui”, disse.
A moradora Angela Laurindo gostou da festa acontecer no Ribeirão da Ilha. Ela disse que nunca participou da Fenaostra. “Moro aqui há 40 anos. Nunca tive vontade de ir na Fenaostra por causa do tumulto. Para o Ribeirão vai ser muito bom ter a festa aqui. É onde a ostra é cultivada, dessa eu vou participar”, afirmou.
Angela não tem ligação com o cultivo da ostra, mas disse que adora preparar pratos com a iguaria. “Vai ser ótimo tomar uma cerveja e comer ostras em um lugar bonito.
(ND, 06/12/2012)