05 nov Bombeiros farão vistoria no Mercado Público
Segunda-feira será um dia de definições no Mercado Público da Capital. O Corpo de Bombeiros fará uma vistoria nas alas Sul e Norte para identificar as principais irregularidades que colocam em risco a vida de quem passa pelo local. A intenção é encaminhar o levantamento para o Ministério Público para que sejam tomadas providências, uma vez que grande parte das obras do preventivo de incêndio ainda não foi concluída.
O secretário executivo de Serviços Públicos, Salomão Mattos Sobrinho, garantiu que os boxes que precisam fazer reparos na ala Sul serão vistoriados para que o restante das obras no telhado e da passarela possa iniciar imediatamente. “Se eles não limparem tudo que precisa ser limpo, os boxes serão lacrados. Essa é a orientação dada pela procuradoria. Nós temos que seguir a determinação judicial e terminar a obra. Vale também para a ala Norte”, afirmou o secretário.
De acordo com o tenente Anderson Medeiros Sarte, chefe da seção de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros, o projeto de preventivo de incêndio da ala Norte foi aprovado no dia 3 de janeiro deste ano. A principal polêmica se refere à colocação de tubulação de gás dentro da ala, necessitando de obras dentro de quatro boxes. Os concessionários não aceitam, mas Sarte garantiu que não há problemas sobre essa questão e o projeto está regularizado.
No entanto, no dia 3 de outubro, os bombeiros pediram que a prefeitura encaminhasse um projeto novo de preventivo de incêndio que abrangesse as duas alas. “Eles entregaram da ala Norte, mas não podemos esquecer da ala Sul. Temos que ter um projeto unificado, contendo obras em todo o edifício. Eles até agora não se pronunciaram e nós mandamos essa situação ao Ministério Público”, relatou.
A notificação ainda não foi recebida pela 30ª Promotoria, que cuida do caso. A assessoria de imprensa do MP informou que o promotor tem dez dias para responder os questionamentos. Procurado pelo Notícias do Dia, o secretário municipal de Obras, Luiz Américo Medeiros, não foi localizado para dar esclarecimentos sobre o projeto.
Vigilância notifica comerciantes
A situação de descaso no cuidado com as sobrelojas da ala Sul foi revelada em visita exclusiva da equipe do Notícias do Dia ao telhado do Mercado Público da Capital na quarta-feira. Entretanto, o gerente do Mercado, José Roberto Leal, o Zezinho, afirmou que esse assunto é de conhecimento da prefeitura e que, inclusive, os comerciantes já foram notificados pela Vigilância Sanitária, mas a ação não avançou. “Minha administração termina no dia 31 de dezembro e eu saio com a cabeça erguida e com a consciência de que tentei fazer o melhor pelo Mercado. Mas, muitas vezes não tive o respaldo necessário para resolver as situações”, lamentou.
Zezinho já mandou dedetizar a Ala Sul diversas vezes por causa da presença de ratos. E também denunciou à administração outras irregularidades, como aluguel de boxes, por meio de relatórios. “Infelizmente, o prefeito ouvia e mandava para a secretaria (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), mas nada aconteceu”, disse. O diretor da Vigilância Sanitária da Capital, Anselmo Granzotto, não foi encontrado para comentar a situação dos boxes da ala Sul.
(ND, 05/11/2012)