30 out Lições de Colombo Salles registradas em novo livro
Ex-governador de Santa Catarina fala sobre liderança, planejamento e conta experiências do tempo em que trabalhou em Brasília
Do alto dos seus 86 anos, sair de seu apartamento no centro de Florianópolis já não é uma atividade habitual para o ex-governador Colombo Machado Salles. Mas nesta terça-feira, ele abre uma exceção para ir ao lançamento do seu mais novo livro, Desafio da Transformação.
O obra começou a ser escrita ainda no início dos anos 2000, mais como uma forma de passatempo. Concluído no final do ano passado, o texto despertou o interesse do jornalista e professor universitário Laudelino Sardá, que ajudou a viabilizar a edição do livro.
Nas duas primeiras partes da obra, Colombo Salles aborda temas como liderança, conhecimento e planejamento e fala de experiências que teve trabalhando em Brasília – antes de ser nomeado governador – e dando aulas em universidades. De acordo com a filha mais velha, Maria José, foi na capital federal, quando ainda tinha menos de 40 anos, que o pai trabalhou a ponto de ficar com os cabelos brancos, assim como estão até hoje.
A terceira parte do livro reúne pensamentos do ex-governador, registrados desde 1960. Colombo Salles conta que ganhou uma caderneta, em que anotava reflexões que vinham a sua mente como forma de preservar suas memórias. Estimulado por amigos e familiares, decidiu publicar no livro o que intitulou de fragmentos reflexivos.
Bom humor contra a falta de memória
Para o lançamento da obra na noite de hoje, o ex-governador escreveu o discurso que pretende fazer. No meio do caminho da produção do livro, entre a escrita das primeiras páginas e a edição final, Colombo Salles passou por uma cirurgia cardíaca e por um derrame no pós-operatório, que acabou deixando sequelas na sua memória. Para dar entrevista, ele conta sempre com a ajuda de Maria José. Os lapsos de lembrança são compensados pelo bom humor e pelas brincadeiras que faz de si mesmo por causa do derrame.
Natural de Laguna, no Sul do Estado, Colombo Salles se formou em Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná. Foi nomeado governador de Santa Catarina em 1971, durante a ditadura militar, e permaneceu até 1975, mas garante que nunca quis ser político.
(DC, 30/10/2012)