29 out Prêmios para a SC turística
Pela sexta vez o Estado foi reconhecido pelo voto popular, que também escolheu sete atrações entre as melhores do país
Pela sexta vez consecutiva, Santa Catarina foi eleita o melhor Estado do Brasil pelos leitores da revista Viagem e Turismo, da editora Abril. SC é recordista da premiação e desbancou os finalistas Ceará, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O governador Raimundo Colombo recebeu o 12o Prêmio O Melhor de Viagem e Turismo quinta-feira à noite, no Teatro Tom Jobim, dentro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.
De acordo com a revista, Santa Catarina sai na frente quando o assunto é diversidade turística. Nenhum outro estado do Brasil, afirma a publicação, combina litoral quente e badalado, cidades serranas gélidas – onde eventualmente até neva – festas típicas e infraestrutura eficiente.
Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, o prêmio consolida um processo de desenvolvimento turístico eficiente, reforçado em 2009, com a divisão do Estado em 10 regiões de turismo e a valorização dos produtos de cada uma.
O presidente da Santur diz que o Estado ainda tem desafios para enfrentar no turismo. Um deles é a inovação, acompanhando as tendências mundiais. O outro é a infraestrutura. Walendowsky destaca que a mobilidade é um fator de atração de turistas e que a sua melhora depende da conclusão de obras nas BRs 101, 470, 280 e do aeroporto na Capital.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), João Eduardo Amaral Moritz, acrescenta:
– Santa Catarina tem entrada por terra, mar e ar. Apesar disso, não tem estradas de qualidade, nem aeroportos ou marinas. O Estado conquistou esse prêmio porque soube tirar da prateleira os seus produtos turísticos e vendê-los.
Moritz elogiou o reconhecimento, mais uma vez, do Costão do Santinho, e disse que a hotelaria está melhorando ano a ano. O problema, segundo ele, continua sendo a falta de mão de obra qualificada.
Nos últimos seis anos, de acordo com o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Celso Calcagnotto, o Estado tem mantido uma programação de investimentos que ultrapassam R$ 100 milhões em qualificação, infraestrutura e promoção turística. O resultado é que a atividade representa 12,5% do PIB do Estado. São mais de R$ 40 bilhões gerados por ano.
O Estado também foi reconhecido pelo prêmio em outras categorias (veja ao lado). Além de quatro primeiros lugares, o Estado ficou entre os três finalistas nas categorias melhor cidade (com Florianópolis), praia mais bonita (com Bombinhas) e melhor pousada (Vila do Farol, também em Bombinhas).
(DC, 27/10/2012)