02 out Todos pela alça de contorno da BR-101!
Da coluna de Carlos Damião (ND, 02/10/2012)
Entidades empresariais e sindicais juntam forças para exigir que obras – atrasadas em pelo menos quatro anos – tenham início imediato
Entidades ligadas ao Comdes (Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis) estão preparando uma grande mobilização popular pela implantação da alça de contorno da BR-101 na Grande Florianópolis, obra que já integra o conjunto das lendas urbanas de Santa Catarina, tal o descaso com que vem sendo tratada, desde 2008. Quatro anos depois que a BR-101 foi concedida à Autopista Litoral Sul a alça continua no papel e os problemas de mobilidade urbana na região metropolitana se agravam dia a dia. O Comdes reúne-se nesta sexta-feira (5) para discutir o lançamento da mobilização comunitária, que deverá ter adesivos, outdoors, camisetas e balões. Participam do conselho Acibig, Acif, Acip, Aemflo, CDL Florianópolis, FloripAmanhã, Senge-SC, Sindimóvies, Crea-SC, Asbea-SC e IAB, entre outras entidades.
Mobilidade
Em entrevista ao Jornal do Trânsito (Rádio Record 1470 AM), José Roberto de Souza Dias, ex-presidente do Denatran e Contran, presidente do Instituto Chamberlain, criticou duramente o sistema de transporte público de Florianópolis, manifestando sua estranheza pela inexistência do transporte marítimo, que “seria o mais racional, com tanta água em baías calmas. A capital precisa também de um sistema de monotrilhos e de metrô de superfície”, apontou.