13 mar Agora é definitivo: rodoanel vai começar na Estiva
Prevaleceu o bom senso. Na reunião em Brasília, na tarde desta terça-feira, 13/03/2012, o Prefeito José Castelo Deschamps obteve a confirmação de que as obras da via de contorno viário da Grande Florianópolis serão executadas de acordo com o projeto original do DNIT, entre os quilômetros 175 e 222 da BR 101 como ele vem defendendo intransigentemente e com todo o apoio de lideranças regionais da área política e empresarial.
Castelo confirmou a decisão tomada pelo Diretor Geral em Exercício da ANTT, Ivo Borges de Lima, que garantiu à comitiva catarinense a exigência para que a empresa Auto Pista Litoral Sul obedeça ao projeto original. Borges de Lima assegurou que a OHL vai entregar um novo EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental-Relatório de Impacto Ambiental) para análise do IBAMA, considerando a manutenção do traçado original. Quanto ao início das obras, o mesmo fica condicionado a aprovação dos estudos ambientais.
Com isso, fica descartada a hipótese defendida pela concessionária que pretendia iniciar o contorno em pleno centro urbano de Biguaçu, causando à cidade enormes prejuízos na sua mobilidade urbana, segurança e meio ambiente.
A bandeira levantada pelo Prefeito Castelo pela manutenção do traçado do projeto original ganhou a adesão e foi fortalecida com o apoio de inúmeras lideranças regionais. O Secretario de Estado da Infraestrutura, Valdir Vital Cobalchini, representando o Governador Raimundo Colombo, participou da reunião apresentando um documento onde o Governo do Estado também se posiciona a favor do traçado original da rodovia. A Ministra Chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, Ideli Salvatti, também esteve representada pelo seu assessor de assuntos federativos, Francisco Veríssimo. Os deputados federais Esperidião Amin e Edinho Bez tiveram participação decisiva na cobrança da manutenção da proposta original, assim como também foi decisiva a intervenção do Prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt, e do Secretário de Desenvolvimento Regional, Renato Hinnig, todos presentes à reunião em Brasília.
A luta continua pelo imediato inicio das obras
“Ganhamos uma batalha, mas vamos continuar a guerra pelo imediato início das obras, pois ela já deveria estar pronta em 2012 para liberar esse trânsito violento que atormenta toda a população e a mobilidade urbana da Grande Florianópolis, colocando em risco permanente os seus usuários”, frisou o Prefeito Castelo.
O Prefeito de Biguaçu disse, ainda, que espera manter a mobilização de todas as autoridades envolvidas para exercer a mais legítima pressão junto aos responsáveis para que a obra seja iniciada e concluída com a maior brevidade possível. “Vamos nos manter mobilizados para conseguirmos tocar esta obra o quanto antes possível. Nosso povo não merece mais tanto sofrimento”, concluiu Castelo.
(Governo de Biguaçu, 13/03/2012)