22 ago Tecnologia cidadã
Artigo escrito por Guilherme Stark Bernard – Presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (DC, 22/08/2012)
O setor tecnológico é, atualmente, um dos principais geradores de emprego e renda em Florianópolis. As empresas de tecnologia na Capital têm crescido anualmente mais de 20%, faturando cerca de R$ 1 bilhão em 2011. Nesse mesmo período, o valor de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) declarado pelas empresas de software e serviços foi de R$ 12 milhões. Porém, os benefícios que o segmento traz para o município não são apenas econômicos.
Nossos empresários fomentam a educação profissionalizante, investindo na formação de mão de obra qualificada por meio de projetos com o Estado, município e com universidades. As instituições de ensino superior também recebem investimentos e apoio do empresariado local – o que reforça a imagem de Florianópolis como polo nacional de inovação e pesquisa. Por fim, nós desenvolvemos estudos e levantamentos sobre a economia local, como o Mapeamento de Recursos Humanos e Cursos de Tecnologia da Informação, divulgado recentemente.
Nossas empresas auxiliam o desenvolvimento do município com suas ações de desenvolvimento à inovação e de disseminação do conhecimento. Para tanto, o apoio do Estado a essas iniciativas – nos diferentes âmbitos e poderes – é fundamental para que tenhamos abrangência e sucesso. O diálogo do empresariado de tecnologia com os gestores municipais começa desde já. Neste dia 22 de agosto, agendamos um encontro com os quatro candidatos à prefeitura de Florianópolis com representação na Câmara. É necessário conquistar aliados para que nossas ações econômicas e sociais em prol da Capital da Inovação continuem.