01 ago Infraero discute edital para novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz
A cúpula da Infraero vai discutir nesta quarta, dia 1º de agosto, a liberação do edital para construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. A licitação deveria ser aberta em 2 de julho, mas mudanças no projeto fizeram a equipe técnica reescrever o texto e causaram o atraso.
A assessoria de imprensa da Infraero em Brasília explicou que o edital será aberto assim que for publicado no Diário Oficial da União. Se a reunião, que conta com a participação do presidente da estatal e os sete diretores, aprovar o documento deve ser definido quando a licitação começa. A partir deste ponto, a expectativa é definir em 90 dias qual empresa tocará a obra, metade do tempo normal.
A rapidez é esperada porque a ampliação do aeroporto será feita pelo Regime Diferenciado de Contratação. O novo terminal terá capacidade para 6,7 milhões de passageiros/ano e corresponde a segunda etapa da ampliação. Como a previsão é de entregar a obra em setembro de 2014, o superintendente do Hercílio Luz, Filipe Barcellos, acredita que o mês a mais para a publicação do edital pode ser absorvido e a obra entregue dentro do cronograma.
No momento, está em andamento a primeira fase da ampliação do aeroporto, que compreende a terraplanagem, construção do pátio para aeronaves, pista auxiliar e o estacionamento para veículos. Ela vai custar R$ 117 milhões e deve ser concluída até o maio de 2014.
A automação do prédio e sistemas, como desligamento automático de aparelhos de ar-condicionado, sequer tem previsão de ser licitada. O cronograma da Infraero é entregar 70% do projeto até a Copa do Mundo, em junho de 2014.
(DC, 01/08/2012)