25 jul Sem confrontos diretos, candidatos a prefeito de Florianópolis falam de suas propostas para o turismo
O compromisso dos candidatos a prefeito de Florianópolis com as principais bandeiras do trade turístico da cidade marcou o debate realizado na noite desta terça-feira na Fiesc. Angela Albino (PC do B), Cesar Junior (PSD), Elson Pereira (PSOL) e Gean Loureiro (PMDB) assinaram o compromisso de lutar para aprovar e implantar o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis, cujas bases foram apresentadas pelo Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau.
Sem confrontos diretos, os quatro candidatos responderam a oito perguntas do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e de entidades parceiras que representam o setor turístico.
Primeiro a falar, por sorteio, Gean Loureiro defendeu o fortalecimento da secretaria e do conselho de turismo, assim como a criação de um fundo municipal para o setor. Em outros momentos, em meio às respostas, prometeu tirar do papel o transporte marítimo.
Angela Albino defendeu que os problemas do turismo precisam ser pensados junto com os demais problemas da cidade. Ressaltou a valorização da cultura local. Afirmou que pretende recuperar a área entre o Parque da Luz e o Hospital de Caridade, como forma de valorizar o centro histórico.
César Souza Junior afirmou que seu secretário de Turismo será escolhido em parceria com o Trade Turístico e ironizou o fato do prefeito Dário Berger (PMDB) ter nomeado sete gestores para a área em oito anos. Ressaltou mais de uma vez a ideia de criar três grandes eventos fora do verão, para combater a sazonalidade.
Elson Pereira defendeu o discurso ideológico e foi o único que fez ressalvas ao compromisso com o Trade Turístico. Prometeu apenas considerar as propostas do grupo na formulação das próprias políticas. Afirmou que a cidade precisa ter um jeito próprio de fazer turismo, sem querer ser Cancún ou Saint Tropez.
(DC, 24/07/2012)