Obras deixam trânsito confuso no Centro de Florianópolis

Obras deixam trânsito confuso no Centro de Florianópolis

As obras de recapeamento e drenagem no Centro de Florianópolis acontecem desde o mês de abril. O investimento que até o momento é de R$ 7 milhões, deve atingir 31 ruas na primeira e segunda etapa. Neste momento, Trompowsky e Bocaiúva estão em obras. Em outro pacote de reformas está a Jerônimo Coelho. Todas estão localizadas no Centro de Florianópolis recebem reformas.
No caso da Bocaiúva, paralela à avenida Beira-mar Norte, é tempo de mudanças no sistema de captação de água da chuva e, posteriormente, recapeamento asfáltico. Também é momento de cuidado ao atravessar a rua e paciência no trânsito. As máquinas estão trancando parte da via e os meios-fios estão soltos, deixando perigosa a passagem dos pedestres.
A analista de marketing, Manaíra Araújo, 28, ainda não consegue ver vantagens na reforma. Ela que vem de ônibus até a Bocaiúva todos os dias, precisou esperar mais dentro do transporte coletivo até chegar ao trabalho. “Acho que fica uma confusão, principalmente no trânsito”, comentou Manaíra que também teve que se precaver ao caminhar pela rua, não muito segura aos saltos altos.
Opinião contrária a da professora universitária Cristiane Neder. Ela que passeia com o cachorro pelas ruas do Centro de Florianópolis, não se incomoda em ter que desviar dos buracos abertos para a construção de um calçadão na Jerônimo Coelho. “Vivemos em uma cidade turística que precisa estar bem cuidada para atrair seus visitantes”, pontuou. Mais do que beleza para as ruas, Cristiane também defende a manutenção das calçadas, afinal, ela teve uma lesão por cair em uma via esburacada. “É unir o útil da segurança ao agradável da boa conservação das ruas”, completou.
Cronograma
O secretário de obras de Florianópolis, Luiz Américo Medeiros, acredita que todas as obras da primeira e segunda fase do pacote serão finalizadas até o final deste mês. Depois de terminar a Trompowsky e a Bocaiúva, as máquinas da prefeitura farão trabalhos nas ruas Almirante Lamego e Duarte Schutel.
“Na Bocaiúva será uma obra mais simples, porque temos poucos problemas com a drenagem e faremos a revitalização da capa asfáltica”, lembrou o secretário. Na rua Trompowsky, também será feita a drenagem, por se tratar de uma rua mais antiga e também a pavimentação.
No caso da revitalização da rua Jerônimo Coelho, serão investidos R$ 440 mil. “Essa obra faz parte de um outro pacote, que revitalizará a rua desde o começo na Tenente Silveira até chegar ao Mercado Público”, assinalou o secretário.
Para o segundo semestre, continuam as ações de revitalização de ruas. Nesse caso serão beneficiados os moradores do Norte da Ilha. Receberão melhorias as ruas João Gualberto Soares (Ingleses), e a geral do bairro Ratones, entre outras melhorias.
(ND, 12/07/2012)