29 fev Não deixe o lixo engolir você
A cada 24 horas, 900 gramas de lixo são produzidos por pessoa. Isso significa que, em um ano, você produz em média quase 330 quilos de dejetos. Multiplique esse número pela população de sua cidade e você vai entender a extensão do problema. E isso que nem estamos levando em conta os resíduos industriais e hospitalares.
É uma verdadeira montanha de lixo todos os dias. Com o aumento do consumo humano, em pouco tempo não haverá mais onde colocar tanta coisa. Parece alarmista, mas não é. Na cidade italiana de Nápoles, por exemplo, o lixo se tornou o protagonista de uma grave crise. Ao sair de casa, os napolitanos precisam enfrentar as ruas tomadas por sacos com todo tipo de detrito, porque faltam terrenos para abrir aterros sanitários. Ruim para o turismo, para o ambiente e para a saúde.
O Rio Grande do Sul pode estar a milhares de quilômetros de distância, mas é preciso ligar o alerta vermelho. E antes de culpar o governo por todos os males, pense que é em você que começa o processo. Se cada cidadão mudar certas atitudes, será mais fácil reverter a situação.
Regra número 1: antes de comprar, reflita. Preciso mesmo do objeto?
Regra número 2: reaproveite. Será que não tenho nada guardado em casa que resolva meu problema?
Regra número 3: repasse. O que posso fazer com o que não quero mais?
As respostas podem surpreendê-lo. Além de ter um enorme impacto positivo nos resíduos que você produz, em alguns casos o reaproveitamento é até lucrativo.
(Zero Hora, 28/02/08)