Manifesto contra o Código

Manifesto contra o Código

Estudantes fizeram, na tarde de ontem, passeata pela Esplanada dos Ministérios, em Brasília, pedindo que a presidente Dilma Rousseff (PT) vete o texto do novo Código Florestal.
Os manifestantes organizaram o protesto pelas redes sociais e enfatizaram que o movimento é uma representação da sociedade civil. Dilma tem até o dia 25 para decidir pela assinatura ou veto do projeto. Nem o frio e a chuva desanimaram os estudantes. O grupo permaneceu por pouco mais de 30 minutos em frente ao Palácio do Planalto e, com gritos e apitos, pediam: “Veta tudo”.
A passeata teve início no Museu da República com destino à Praça do Três Poderes. A primeira parada foi no Ministério do Meio Ambiente (MMA), onde pediram apoio à manifestação. Das janelas, os funcionários do ministério acenavam em resposta e aplaudiam o grupo.
Em seguida, seguiram para o Congresso, onde eram esperados por nove viaturas policiais, que seguiram fazendo a escolta do grupo no sentido contrário ao trânsito para chegar ao Palácio do Planalto. Na praça em frente ao palácio, os manifestantes anunciaram que, no dia 24, farão uma vigília para sensibilizar a presidente. De lá, o grupo foi em marcha pela esplanada até o Museu da República.
Diversos famosos também aderiram à campanha do “veta tudo”. O cartunista Maurício de Sousa fez um apelo por meio do personagem Chico Bento, da Turma da Mônica. “Nóis percisa das mata, dos rio, dos peixe… I tá todo mundo achando qui isso vai sê mexido pra pior!”, diz Chico Bento, que aparece no desenho ao lado de seus amigos e diante de várias árvores.
A imagem foi divulgada por Sousa em seu Twitter.
(DC, 23/05/2012)