Estado analisa proposta de túnel subaquático em Florianópolis

Estado analisa proposta de túnel subaquático em Florianópolis

A empreiteira Queiroz Galvão protocolou junto ao governo do Estado o manifesto de interesse em tocar o projeto da quarta ligação entre Ilha e Continente de Florianópolis. A proposta é ligar a Beira-Mar Norte até a altura do Angeloni de Capoeiras por um túnel subaquático e subterrâneo de 4,3 quilômetros de extensão.

O governador Raimundo Colombo, informou nesta segunda-feira, que o corpo jurídico do Estado analisa o pedido entregue na sexta-feira. Caso a empresa seja autorizada a fazer o projeto, Colombo explica que poderia abrir licitação para a obra e outras construtoras participarem da disputa. A que vencer pagaria o estudo que seria feito pela Queiroz Galvão. É uma medida prevista na Lei das Parcerias Público Privada, mas nunca utilizada em Santa Catarina.

— É interessante porque o governo não gasta com o projeto, mas ainda vamos analisar. De qualquer forma, o projeto é feito por conta e risco da empreiteira. Se for interessante para o governo, usamos — afirmou Colombo.

Pela proposta inicial, haveria um acesso à BR-101 e o custo seria arcado por meio de pedágio. O custo não seria muito superior ao da outra ideia, a quarta ponte e sistema viário com previsão de investimento de R$ 1,1 bilhão.

(DC, 16/04/2012)