26 mar Voluntários limpam praia da Barra da Lagoa em Florianópolis
Um grupo de voluntários passou a manhã de domingo limpando a praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis. A ação foi organizada pela ONG Projeto Route, da Capital. Cerca de 180 pessoas participaram da operação. Cada participante recebia um kit com luvas e saco de lixo.
Os voluntários se dividiram em três equipes: uma para limpar a restinga, outra para o costão e uma terceira, formada por mergulhadores, tirou parte da sujeira do canal da Barra. Os 11 mergulhadores atuaram em um raio de 50 metros do canal e retiraram muito entulho, como papelão, garrafas de vidro e plástico.
Segundo Pedro Silvestre, presidente do Projeto Route, a maior parte dos dejetos recolhidos na praia é formada por pontas de cigarro, tampas plásticas e latas de alumínio.
– Como há muitos bares na região, a produção do que chamamos de micro-lixo é muito grande – disse.
Marina Stepanski, coordenadora de comunicação da ONG, conta que o material recolhido passa por uma triagem. Depois, o grupo produz brinquedos educativos com o material plástico reciclado. Os brinquedos são todos doados para instituições de caridade.
Para estimular os voluntários, junto com a limpeza a ONG promove apresentações musicais, aulas de surfe e até sorteio de massoterapia. Esta foi a terceira ação feita pelo Projeto Route este ano. As outras duas aconteceram na Guarda do Embaú, em janeiro, e na praia do Matadeiro, em fevereiro. A limpeza ocorre sempre no último domingo de cada mês. A próxima está prevista para acontecer em Garopaba.
A equipe fixa do Projeto Route, formada por 11 pessoas vindas de cinco universidades diferentes da Grande Florianópolis, também promove palestras em escolas.
O grupo conta com o apoio de comerciantes locais, mas busca parceiros e patrocinadores para expandir suas ações. Para saber mais sobre o projeto, acesse :www.projetoroute.com.br.
(Gabriel Rocha, DC, 25/03/2012)