22 mar Arquitetura e Urbanismo da UFSC declara apoio ao ato em defesa da Ponta do Coral
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quarta-feira, 21, que apoia o ato de protesto que ocorrerá na sexta-feira, 23, em defesa da Ponta do Coral.
A região, localizada na Avenida Beira-mar Norte, está sendo cogitada para receber um empreendimento turístico de grandes proporções do grupo Hantei, o que tem causado polêmica na cidade.
As atividades começam às 14h, no local. Estão programados shows com 12 grupos, entre eles Grupo Engenho, Júlio Black e Banda, Bateria do Baiacu de Alguém e Maracatu Arrasta a Ilha. O ato será promovido por entidades da área cultural, sindical e ambiental da cidade.
A defesa da Ponta do Coral é uma causa histórica para o Curso de Arquitetura da UFSC, que desde o início dos anos 80 realizou manifestações culturais para que esta área se tornasse de utilização pública e cultural.
O colegiado do departamento apoia o uso público e cultural desta área, pois constitui uma região de orla que, junto com a Ponta do Lessa, que está ao lado, e a Ponta do Goulart, em frente, conforma a embocadura do manguezal de Itacorubi e dá continuidade e alimenta a biota marinha da baía norte.
(DeOlhoNaIlha, 21/03/2012)