19 mar Abertura da nova Beira-mar Continental mudará o trânsito do Continente a partir de quinta (22)
A nova Beira-mar Continental da Capital, chamada Avenida Poeta Zininho, será inaugurada na próxima quinta-feira (22) e mudará a estrutura do trânsito do Continente. Os pedestres, e principalmente motoristas, precisarão de maior atenção não só na nova avenida, mas em todo o trânsito ao redor, pois foi necessário intervir no sentido de oito ruas e instalar oito novos semáforos na região.
A obra, que iniciou em 2006, custou R$ 47 milhões e promete desafogar o trânsito local, principalmente da avenida Fúlvio Aducci, uma das principais vias do Estreito e que dá acesso ao bairro.
Os veículos de passeio serão maioria na nova avenida, já que o todo o planejamento e nova estruturação foi pensado para não modificar o itinerário do transporte coletivo, que inicialmente continuará circulando pela avenida Fúlvio Aducci. A velocidade média permitida na avenida Poeta Zinho será de 60km/h.
Atualmente, o fluxo de veículos na avenida Fúlvio Aducci é de 14 mil veículos por dia, e a estimativa dos engenheiros do Ipuf é que este número seja reduzido por pouco mais da metade com a abertura da Beira-mar Continental, que inicialmente, deverá receber cerca de cinco mil veículos por dia.
Para ajudar a população, serão distribuídos a partir da próxima semana 20 mil panfletos informando sobre as mudanças no trânsito da região. A Guarda Municipal estará com todo o efetivo à disposição, orientando os motoristas durante o primeiro mês.
Segundo o superintendente do Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) José Carlos Ferreira Rauen, o período de adaptação do trânsito deve levar 30 dias, durante os quais a região será avaliada. Se necessário, serão feitas novas mudanças, como o acréscimo de faixas e semáforos, por exemplo. “Além da mudança estrutural no trânsito, haverá uma mudança social também. A abertura da avenida dará um novo norte ao comércio também, já que agora haverá mais movimento no local”, apontou Rauen.
O prefeito Dario Berger afirmou que a obra foi executada exatamente como planejada e considerou a mais difícil da sua vida. Ele que fez questão de ressaltar que não há nenhuma pendência judicial na questão de desapropriações ou licenças ambientais. Segundo Berger a avenida “está pronta só esperando para ser inaugurada”.
“É uma obra vital para a cidade, a novidade cria alguns impactos e mudança de comportamentos. Será um novo eixo econômico e social, teremos um novo acesso mais fluidez e facilidade. Agora, com o trânsito resolvido, será possível pensar também em novos espaços de lazer ali”, afirmou Berger.
Raio X da Beira-mar Continental, avenida Poeta Zininho
Extensão: 2.300 metros (uma pista com três faixas)
Ciclovia e passeios: 2.300 metros
Bolsões de estacionamento: 283 vagas
Custo da obra: R$ 47 milhões
Número de semáforos: 32
Aterro: 120 mil metros quadrados de barro, entulho e outros materiais
Paredão de pedras: 69 mil metros cúbicos de rochas
Pavimento: 6.332 toneladas de asfalto
Drenagem: 5 canais vão escoar a água das pistas de rolamento
Ruas que terão o sentido invertido
-Rua Antônio Mattos Areias: sentido único da Rua Gonçalves Dias até a Rua Cel. Pedro Demoro
-Rua José de Anchieta: do início até a avenida Max Schramm
-Rua Osvaldo Cruz: sentido único da Cel. Demoro até a Rua Gonçalves Dias
-Rua Professora Antonieta de Barros: sentido único da Rua Gen. Liberato Bittencourt até a Cel. Pedro Demoro
-Rua Aracy Vaz Callado: sentido único da Av. Poeta Zinhinho até a Gen. Liberatto Bittencourt
-Rua dos Navegantes: sentido único da Rua Castro Alves até a Rua Aracy Vaz Callado
-Rua Prof. João José Cabral: sentido único do seu início até a Rua Cel. Pedro Demoro
-Rua São José: sentido único a partir da Rua Cel. Pedro Demoro
Novos semáforos
Avenida Poeta Zininho com alça de acesso da Fúlvio Aducci
Avenida Poeta Zininho com a Rua Santos Saraiva
Avenida Poeta Zininho com a Rua Heitor Blum
Rua Fúlvio Aducci com a Rua Antonieta de Barros
Rua Aracy Vaz Callado com a Rua dos Navegantes
Avenida Santa Catarina com a Rua Sérgio Gil
Avenida Max Schramm com a Rua Aderbaldo Luz
Avenida Max Schramm com a Rua José de Anchieta
(Letícia Mathias, ND, 17/03/2012)