09 mar FloripAmanhã mantida na coordenação do COMDES
A FloripAmanhã foi renovada por mais um ano como entidade coordenadora do Conselho Metropolitano para o desenvolvimento da Grande Florianópolis – COMDES em reunião realizada na última sexta-feira (02/03). Estavam presentes representantes do SINDIMÓVEIS/SC, CREA, ACIP Palhoça, CDL Florianópolis, SESCON Grande Florianópolis, ACIF, FC&VB, CRECI, SHRBS,AEMFLO/CDL São José, SENGE-SC e FloripAmanhã. A coordenação do COMDES é anual, de março a março, e a partir desse ano será exercida respectivamente por FloripAmanhã, ACIF, AEMFLO e CDL.
Durante a reunião também foi discutido o andamento do Projeto de Ordenamento Náutico (PON), que, como lembrou Otávio Ferrarri, vice-presidente da FloripAmanhã, havia sido apresentado ao COMDES em junho de 2011 e atualmente está submetido a estudos técnicos para implementação no município de Florianópolis. Em uma próxima reunião, no dia 20 de março na CDL, a etapa de diagnóstico será encerrada para que o projeto seja apresentado à comunidade. A presidente da FloripAmanhã, Zena Becker, ressaltou a necessidade da ampliação da discussão para toda a Grande Florianópolis. Ela já possui um projeto com orçamento para a faixa marítima dos municípios de Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça e São José, e está buscando apoio do COMDES e de outras entidades para sua viabilização.
Também foi feita uma avaliação da temporada 2011/2012 em relação à ocupação dos hotéis. O representante da SHRBS, Tarcísio Schmitt estima que o mês de fevereiro deve registrar um aumento de 15% de ocupação comparando com mesmo período do ano passado. Destacou ainda aspectos como o crescimento na vinda de Chilenos e Paraguaios, e o fato de que mesmo em alta temporada a ocupação dos hotéis da cidade não chega a 80% da capacidade da rede hoteleira. Segundo ele, 21% dos turistas não ocupam hotéis, buscando alternativas de hospedagem como aluguel de casas e turismo de cruzeiros.