28 fev Plano de Habitação busca resolver déficit de moradias na Capital
Cerca de oito mil pessoas de baixa renda não tem moradia própria, em Florianópolis, segundo Salomão Mattos Sobrinho, secretário Executivo de Serviços Públicos. Para resolver esse déficit especialistas do governo estipulam um prazo de 15 anos. O primeiro passo para concretização do complexo são as audiências públicas, que estudam as possibilidades de construção baseadas nas necessidades dos futuros proprietários.
É importante que a população participe das reuniões que começam nesta segunda-feira e vão até o dia 1° de março. Na discussão serão analisados os problemas sociais das regiões, a infraestrutura do lugar, formas de acesso, redes de saneamento básico, vulnerabilidade e segurança. As propostas trazidas pelos cidadãos serão estudadas por técnicos e gestores. E de acordo com a relevância incorporadas a planta das obras, baseada no Plano Nacional de Habitação.
O plano habitacional do município visa a atingir dois públicos: de zero a três salários mínimos – com apoio técnico, logístico e recurso financeiro – e de três a dez salários – com apoio técnico. “Apoiaremos as pessoas com renda maior para que não disputem com a baixa renda”, conta Mattos Sobrinho.
Os complexos populares serão edificados em todos os pontos do município respeitando questões ambientais. “Nos dedicaremos ao estudo de solo e saneamento básico para que todas demandas sejam atendidas sem prejudicar a natureza”, diz Sobrinho.
O secretário, também, explica que há uma série de metas traçadas por ano. Em 2012, serão diagnosticadas as carências e vontades da comunidade num esboço de projeto, que será amparado por estudos de vários profissionais. As edificações das casas contarão com apoio do Governo Federal, que destina verbas de contrapartida do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), para esses empreendimentos.
Cronograma de Audiências Públicas
Nesta segunda-feira – 19h
Região Costa Norte: Serte (Rua Leonel Pereira, nº 604 – Cachoeira do Bom Jesus).
Terça, 28 – 19h
Região Costa Sul: C.C. Fazenda do Rio Tavares (Rodovia SC 405, KM 3, nº 480, ao lado do Terminal do Rio Tavares – TIRIO, Fazenda do Rio Tavares).
Quarta, 29 – 19h
Região Continental: Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho (Rua João Evangelista da Costa, nº 1160 – Estreito).
Quinta. 1 de março – 19h
Região Central: (Maciço do Morro da Cruz) e Bairros Adjacentes Plenarinho da Assembléia Legislativa – Palácio Barriga Verde (Rua Doutor Jorge Luz Fontes, nº 310 – Centro).
(Aline Torres, ND, 27/02/2012)