27 fev Produção de resíduos do Carnaval foi 22% maior este ano
Só no Centro foram coletadas 39 toneladas este ano, sete toneladas a mais do que nas festas públicas do ano passado
A Comcap recolheu entre os dias de Carnaval (17 a 22 de fevereiro) 2,9 mil toneladas de resíduos em Florianópolis, 14,5% a mais do que no mesmo período do ano passado. Desse total, 39 toneladas correspondem aos resíduos retirados das ruas onde foram realizadas as festas públicas de Carnaval, principalmente Passarela Nego Quirido e imediações e entorno da Praça XV. Um volume 22% maior que as 32 toneladas recolhidas no Centro no ano anterior.
De acordo com o presidente da Comcap, Marius Bagnati, a operação foi muito bem sucedida, com contingente de até 80 pessoas por dia para cuidar da limpeza de Carnaval. Tanto que o bloco da limpeza da Comcap que desfilou na Passarela Nego Quirido na terça-feira, com alegoria sobre a reciclagem, foi aplaudido de pé pela arquibancada.
Todos os dias as ruas do Centro, depois de varridas, foram lavadas com equipamento hidrojato e desinfectadas com essência de eucalipto. Em torno de 36 mil litros d’água tiveram de ser usados na operação.
Coleta domiciliar
Das 2,9 mil toneladas de resíduos sólidos recolhidas na cidade, 132 toneladas correspondem à produção da coleta seletiva, são materiais recicláveis separados nos domicílios. Quantidade 20% superior àquela produzida em 2011, quando foram recicladas 110 toneladas no período de Carnaval.
Os resíduos recolhidos na Passarela Nego Quirido praticamente não puderam ser destinados às associações de triadores de materiais recicláveis uma vez que chegaram aos caçambões da Comcap misturados a restos de comida e outros rejeitos, de acordo com o gerente do Departamento da Coleta da Comcap, Paulo Pinho. Sem contar que, em geral, as fantasias das escolas de samba são produzidas com cola e outros materiais que impedem a reciclagem.
(PMF, 24/02/2012)