Totem às margens da SC-401, em Florianópolis, alerta motoristas sobre acidentes de trânsito

Totem às margens da SC-401, em Florianópolis, alerta motoristas sobre acidentes de trânsito

Uma campanha nacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego inaugurou na noite desta quarta-feira um totem às margens da rodovia SC-401, em Florianópolis, que serve para alertar motoristas sobre a quantidade de vítimas que o trânsito causou desde 2009. O principal dado é o de 90 mil vítimas fatais nestes dois anos.

O totem, que integra o Movimento Chega de Acidentes, foi instalado por tempo indeterminado em frente à Associação Catarinense de Medicina e poderá ser observado durante o feriadão de Carnaval, período de grande registro de acidentes.

Além de Florianópolis, os totens estão em Goiânia, Manaus, Curitiba, Recife e Porto Alegre. Em Santa Catarina, quem trouxe a iniciativa foi a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT-SC). A entidade será responsável pela manutenção do equipamento.

— Nós, ortopedistas, vivenciamos de perto os traumas sofridos pelos motoristas no trânsito, as vidas perdidas e as sequelas que ficam para sempre, sem falar nas dificuldades que as vítimas precisam enfrentar em emergências médicas lotadas e sucateadas — diz o presidente da SBOT-SC, André Luís Fernandes Andújar.

As mortes e as mais de 300 mil vítimas hospitalizadas resultam em R$ 80 bilhões de gastos com saúde pública, valores que poderiam ser revertidos na compra de 690 ambulâncias ou na construção de 1,6 mil hospitais públicos.

Os dados quanto ao número de vítimas são do Ministério da Saúde, e o impacto econômico é fornecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e são atualizados de hora em hora. Um abaixo-assinado pela redução da violência no trânsito está disponível no site chegadeacidentes.com.br

(DC, 16/02/2012)