15 fev Prefeito participa da demonstração piloto do Centro de Visualização da Florianópolis do Futuro
Maquete interativa funciona por meio de seis projetores de alta resolução em uma tela de 9 metros de largura e 3,75 metros de altura
O Prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berger, participou na tarde desta terça-feira (14) da demonstração piloto do Centro de Visualização da Florianópolis do Futuro, no Sapiens Parque. O Centro de Visualização é uma maquete interativa de Florianópolis, que funciona por meio de seis projetores de alta resolução em uma tela de 9 metros de largura e 3,75 metros de altura. A previsão é que o Centro de Visualização seja inaugurado oficialmente no dia 23 de março, aniversário da cidade.
Na maquete interativa, o visitante terá a chance de explorar conteúdos divididos por regiões da ilha e do continente e organizado em camadas temáticas, ou seja, por assunto de interesse. A exploração do conteúdo poderá ser feita pelo próprio visitante, por meio de tablets, ou por guias. Estarão disponíveis na maquete informações sobre o desenvolvimento sustentável urbano, ambiental, social, econômico e tecnológico de Florianópolis.
Além de vídeos, textos, fotos e animações sobre diversas áreas, também serão exibidos no Centro de Visualização projetos em tecnologia 3D, permitindo ao visitante navegar por ambientes da Florianópolis do Futuro. A maquete irá oferecer também informações sobre o Plano Diretor Participativo, permitindo a visualização da cidade nos próximos anos.
Para o Prefeito Dário Berger, o Centro de Visualização será um importante mecanismo para o planejamento da cidade. “Essa é uma ferramenta inovadora, moderna e eficiente que tem por objetivo a visualização didática do planejamento que queremos implantar na cidade para as próximas décadas”, destacou.
O Secretário Municipal de Educação Rodolfo Pinto da Luz enfatizou a importância do projeto para a divulgação do Plano Diretor. “O Centro de Visualização será um instrumento poderoso que permitirá a visualização não apenas do que existe, mas do que está sendo projetado com o Plano Diretor, disponibilizando uma visão tridimensional, com qualidade de imagem e de conteúdo de todas as ações que estão sendo planejadas”, ressaltou.
De acordo com o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt, outra característica inovadora do Centro de Visualização é a interatividade. “O projeto prevê a criação de uma comunidade virtual que, de forma interativa, irá estimular as pessoas a conhecer, opinar, discutir e propor soluções e projetos que contribuam para o desenvolvimento da cidade”, explicou.
(DeOlhoNaIlha, 15/02/2012)