13 jan Centro de Biguaçu será revitalizado
Urbanização no Espaço de Uso Compartilhado vai integrar o lugar e facilitar a convivência entre pedestres, ciclistas e motoristas
A área central de Biguaçu passará por obras de urbanização nos próximos dias. As melhorias serão feitas no Espaço de Uso Compartilhado, que fica entre a Praça Nereu Ramos e a Igreja Matriz de São João Evangelista.
Com um investimento de R$ 125 mil, as obras começaram na última semana e devem ficar prontas entre 15 e 20 dias. A urbanização deve integrar os espaços públicos, facilitando a vida de pedestres, ciclistas e motoristas. Estão previstas a pavimentação de lajotas do tipo paver, no mesmo nível das calçadas, sinalização e colocação de floreiras.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Transportes, Arlindo Kleber Côrrea, uma grande vantagem das mudanças é que, como no espaço ocorrem eventos tradicionais do município, como a Praça Cidadã e a Gincana Cidade de Biguaçu, as obras deixarão o local mais adequado para receber a população. Segundo ele, a ideia segue uma tendência mundial, principalmente em locais com grande fluxo de pessoas.
O aposentado Acleci João de Campos, conhecido como Pialo, mora no Centro da cidade e aprova as mudanças. Ele, que sempre frequenta a praça para conversar com os amigos e passar o tempo, consegue imaginar o novo espaço integrado e facilitando a vida da população.
– Vai ser quase como um grande calçadão. As obras vão deixar a cidade mais bonita, vai ficar mais fácil para o pessoal que está a pé – prevê.
O ponto de táxi Walter Rüdger, que fica no local, será mantido e receberá uma reforma na cobertura. Os acessos ao estacionamento da Igreja Matriz e outro estacionamento privado ali existente também serão mantidos.
Para Alice Fischer, 57 anos, a urbanização terá um lado positivo e um negativo. Quem está de carro, terá o acesso complicado e precisará dar uma volta maior. Mas para os pedestres, ajudará. A aposentada, que frequenta o Centro quase todos os dias, reveza nos meios de locomoção. Algumas vezes vem com seu carro, outras, caminhando.
– Quando eu estiver dirigindo, vai dificultar. Mas quando eu vier andando, vou ser favorecida. No final das contas, quem ganha é a cidade. O local ficará mais bonito e muita gente vai poder aproveitar – acredita a aposentada.
Dentro desse conjunto de obras, será implantada, também, a nova drenagem da Rua Lúcio Born, no Bairro Rio Caveiras, para dar fim ao problema de alagamento da via, reclamação constante da população.
Apesar de serem obras pequenas e rápidas, o secretário Arlindo Kleber Côrrea alerta que transtornos podem acontecer, principalmente agora, na fase inicial, onde os tubos estão sendo colocados e o trânsito pode ser afetado.
(DC, 13/01/2012)