09 jan Tartaruga morta na Lagoa da Conceição foi atingida por embarcação
Quem passou pela orla da Lagoa da Conceição, Leste da Ilha de Santa de Catarina, na manhã de ontem, deparou-se com uma cena triste. Nas areias do local, em uma região próxima à ponte que dá acesso à Avenida das Rendeiras, havia uma tartaruga morta com o casco bastante avariado.
Embora muita gente tenha notado o animal, não foi possível precisar a hora em que a carcaça chegou à areia. O Projeto Tamar foi avisado e um funcionário esteve no local para remover a tartaruga e encaminhá-la para análise.
De acordo com o biólogo e coordenador técnico do Tamar, a tartaruga-verde juvenil – tipo mais frequente na região – estava saudável e foi atingida por uma embarcação.
— Estamos praticamente certos de que aconteceu uma colisão com uma embarcação. Tem três cortes limpos no casco, bem característicos de hélice — explicou.
Ainda segundo o biólogo, as tartarugas podem ser vistas diariamente na Lagoa da Conceição. Os animais costumam descansar nas águas do local, que não tem correnteza. Com o número do aumento de embarcações na região durante o período de verão, fatos como o de ontem se tornam mais frequentes.
— Pode ter acontecido uma distração do piloto, mas se a tartaruga está dois centímetros dentro da água, já não tem como ver — ponderou.
Gustavo lembrou que, no primeiro dia deste ano, uma tartaruga da espécie Caretta caretta, conhecida como “tartaruga cabeçuda”, foi resgatada na Praia Brava, em Florianópolis. O animal estava machucado, com um fio de nylon preso à nadadeira e a pele furada por anzóis. Neste caso, a equipe do Projeto Tamar conseguiu tratar os ferimentos do animal e salvá-lo.
(Por Anelize Salvagni, DC, 07/01/2012)
Tartaruga aparece morta no Leste da Ilha de Santa Catarina nesta sexta-feira
Quem passou pela orla da Lagoa da Conceição, Leste da Ilha de Santa de Catarina, na manhã desta sexta-feira, deparou-se com uma cena triste. Nas areias do local, na região próxima da ponte que dá acesso à Avenida das Rendeiras, havia uma tartaruga morta com o casco bastante avariado.
Embora muita gente tenha notado o animal, não foi possível precisar a hora em que a carcaça chegou à areia. O Projeto Tamar foi avisado e um funcionário esteve no local para remover a tartaruga.
De acordo com a gestora do centro de visitas do Projeto Tamar, Camila Cegoni, trata-se de uma tartaruga-verde juvenil – tipo mais frequente na região.
— Só quando o animal chegar aqui vamos poder avaliar se o casco está aberto por causa de uma hélice ou de uma paulada. Aparentemente, esse animal estava bastante saudável — explicou Camila.
Ainda segundo informações do Tamar, não é comum ocorrerem fatos como este na Lagoa da Conceição.
(DC, 06/01/2012)