Campanha contra o abandono de animais no campus da UFSC

Campanha contra o abandono de animais no campus da UFSC

O abandono de animais é uma prática crescente em Florianópolis, e o campus da Universidade Federal de Santa Catarina tem sido um dos locais escolhidos para “despejar” cães não mais desejados pelas famílias que os adotaram ou que não têm como sustentar os filhotes.
Por causa disso, em parceria com o instituto É o Bicho!, a instituição espalhou 40 placas pelo campus com os seguintes dizeres: “É proibido o abandono de animais – Abandonar animais é crime – Lei Federal 9.605/98 – Pena de 3 meses a 1 ano de prisão e multa – Você está sendo monitorado pelo Sistema de Segurança da UFSC”.
Com a campanha, a Universidade pretende inibir essa prática ilícita, mesclando a conscientização dos donos de animais a um alerta acerca dos riscos que a atitude ilegal pode acarretar, a partir do trabalho de vigilância do Sistema de Segurança da UFSC.
O abandono de cães na Universidade tem gerado polêmicas entre os defensores dos animais (alunos, funcionários e professores), que os tratam e tentam encaminhá-los para adoção, e pessoas que vêem neles um risco para a saúde dos freqüentadores do campus. O próprio Jornal Universitário (link no site www.ufsc.br) , editado pela Agência de Comunicação da UFSC, abriu espaços para a exposição de idéias antagônicas sobre o tema, como convém a um ambiente democrático como a Universidade.
No caso da presente campanha, a parceria entre a UFSC e o Instituto é o Bicho! baseia-se no aumento dos casos de abandono e na existência de legislação que trata de questões relativas aos direitos dos animais. Para fazer denúncias ou solicitar informações, os interessados podem ligar para (48) 3721-9555 , que é o telefone da Segurança do Campus. Mais dados sobre o instituto – uma ONG de educação ambiental e proteção animal – podem ser encontrados no site http://www.eobicho.org.
(Paulo Clovis, Agecom, 18/01/08)

Tags: