21 dez Centro Integrado de Cultura (CIC) reabre dia 30 de dezembro em Florianópolis
Fechado para reforma desde 2009 , o cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, vai reabrir no próximo dia 30, em cerimônia marcada para às 20h. Assim, o cronograma inicial da obra, licitada há dois meses, será antecipado em um dia.
A sala foi desativada quando iniciaram as reformas estruturais e de reequipagem de um dos mais importantes centros culturais do Estado, que está sendo totalmente remodelado. Além do cinema, em junho foram retomadas as exposições no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), que ocupa uma das áreas do CIC.
Agora, resta concluir a reforma do Teatro Ademir Rosa, cuja entrega está prometida para o primeiro semestre de 2012. O custo do projeto deve chegar próximo dos R$ 14 milhões.
— Não haverá em Santa Catarina nenhuma sala de cinema com qualidade superior ao que entregaremos — enfatiza o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza.
De acordo com a FCC, a revitalização do espaço contemplou mudanças especiais atendendo o direito à acessibilidade, com poltronas para obesos e com mobilidade reduzida, além de espaços para cadeirantes. O auditório, que tem capacidade para 137 pessoas, ganhou tratamento acústico especial em todo o chão entre as cadeiras, paredes e teto.
O novo cinema contará com uma operadora a ser contratada, emergencialmente, por um período de até 180 dias, que terá seus trabalhos supervisionados por uma curadoria conduzida pelo Museu de Imagem e de Som (MIS). O nome não foi anunciado ainda.
O contrato especial da operadora do Cinema do CIC atende as determinações da Lei 8.666, de junho de 1993. A legislação, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e Municípios.
Aos cinéfilos tradicionais, a boa notícia é de que foi decidido manter o estilo original com sessões de cult movies — filmes alternativos fora do circuito nacional.
(DC, 21/12/2011)