18 jan Árvores e flores garantem qualidade de vida a bairros
O projeto Florir São José intensifica as atividades e terminará esta semana com o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas e flores exóticas nos bairros da cidade. A proposta é recuperar e recompor 67 praças, 31 trevos de acesso e os canteiros entre ruas e avenidas.
Os bairros Barreiros e Kobrasol, os acessos ao Jardim Floresta, ao Bosque das Mansões, o viaduto de Forquilhinhas e a praça do Roçado são alguns dos locais contemplados pela iniciativa, que pretende melhorar a qualidade de vida da população.
Entre as diversas espécies que farão parte da nova paisagem, estão aroeiras e palmeiras, além de begônias, cravos, ixoras (um arbusto florido) e mussaendras (arbusto com flores amarelas e folhas vermelhas). “A intenção é oferecer bem-estar a população, com uma cidade mais florida e bonita, e conscientizar os moradores para a importância de cuidar destes espaços”, explica Augusto Mignoni, coordenador do projeto, criado no ano passado em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e Educação.
Outro objetivo é ampliar as áreas verdes do Município, trazendo benefícios como oxigenação e sombra, além de atrair a fauna – como o beija-flor, que se alimenta do néctar da mussaendra.
Para cada espaço foi feito um projeto próprio de paisagismo e arborização, respeitando as suas particularidades. “Fizemos um estudo para avaliar as áreas, o solo e as condições do terreno. Há locais que precisam de plantas resistentes ao vento, e outros que são passagem para pedestres e não podem ter plantas com espinhos ou com substâncias que podem contaminar”, detalha. Depois do plantio, o Florir São José se encarrega da manutenção dos jardins. As mudas são produzidas no horto municipal.
(AN Capital, 18/01/08)