Projeto da Lei Municipal de Inovação foi tema de audiência pública

Projeto da Lei Municipal de Inovação foi tema de audiência pública

Entidades do setor de tecnologia da informação, vereadores, representantes de instituições inovadoras e de órgãos da Prefeitura participaram nesta segunda-feira (12/12) na Câmara de Vereadores, de uma audiência pública sobre o Projeto da Lei Municipal de Inovação de Florianópolis – Projeto de Lei Complementar nº 1.143/2011. A audiência foi promovida pelas Comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática, de Trabalho, Legislação Social e Serviço Público e de Orçamento, Finanças e Tributação.

O objetivo da audiência pública foi debater o texto do Projeto de Lei e levantar sugestões para a proposta, que prevê a instituição do Sistema, do Conselho e do Fundo Municipal de Inovação, além de medidas de incentivos à inovação, do Plano de Sustentabilidade e do Plano de Inovação do Executivo Municipal. “O Projeto de Lei propõe mecanismos objetivos para estimular a cultura da inovação na cidade. Por meio do Conselho, por exemplo, a sociedade terá participação nas diretrizes de inovação e desenvolvimento econômico sustentável. Já o Fundo disponibilizará recursos para investir em projetos de inovação para resolver os problemas da cidade”, exemplificou o Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Roberto De Rolt.

O vereador Ricardo Camargo Vieira, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Inovação e Informática, destacou a importância do Projeto de Lei como uma demanda das instituições inovadoras de Florianópolis. “Após a audiência pública, a redação final das contribuições e a tramitação do projeto pelas comissões, o objetivo é sancionar a Lei Municipal de Inovação até o aniversário da cidade, no dia 23 de março de 2012”, afirmou o vereador.

Representando as entidades do setor de tecnologia, o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Rui Luiz Gonçalves, enfatizou a importância da Lei Municipal de Inovação para o desenvolvimento econômico sustentável do município. “Contamos com o apoio da Câmara e do Executivo para a aprovação e implantação desse Projeto de Lei, que é um importante mecanismo para o crescimento de Florianópolis. A cidade será a maior beneficiada com a criação do sistema de inovação, pois a economia do conhecimento é um dos maiores empregadores, que injeta recursos na economia por meio dos salários e investimentos”, ressaltou o presidente da ACATE.

Florianópolis será uma das primeiras cidades do país a instituir uma Lei Municipal de Inovação. O Projeto de Lei é resultado de um processo colaborativo, que contou com a participação dos principais agentes da Capital da Inovação, além de diferentes entidades e diversos cidadãos. Antes do encaminhamento para a Câmara, o texto do projeto de Lei ficou disponível para consulta pública pela internet, no site da Prefeitura de Florianópolis. Foram registrados centenas de comentários e sugestões ao texto.

Saiba mais sobre o Projeto da Lei Municipal de Inovação de Florianópolis.

(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 13/12/2011)