07 dez SC será destaque em encontro de empresas de eventos
Santa Catarina, que foi eleita este ano como a melhor Estado do Brasil pelos leitores da Revista Viagem e Turismo, também desponta como um dos melhores roteiros do país para turismo de negócios. O Estado vai ser destaque no 24º Congresso anual da ABEOC, que começa na próxima semana, no Parque Anhembi, em São Paulo e tem como tema “Evento: Um grande negócio”.
Durante o encontro a Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina – ABEOC/SC apresentará o selo de qualificação, que credencia empresas promotoras e organizadoras de eventos, lançado em setembro deste ano em Florianópolis. O objetivo do selo é transformar Santa Catarina num grande destino de eventos nacionais e internacionais destacando a excelência na prestação de serviços, além de padronizar, monitorar e qualificar as empresas organizadoras de eventos associadas à ABEOC/SC.
O sucesso do projeto foi tão grande que Anita Pires, atual presidente da associação foi convidada para assumir o cargo de Diretora de Capacitação da ABEOC nacional com o objetivo de implantar o selo nas demais capitais brasileiras.
A presidente da ABEOC, Simone Saccoman Marques, explica que a medida faz parte do planejamento estratégico da instituição para o ano de 2008. Segundo ela, o setor de eventos, em especial o segmento Mice (reuniões coorporativas,congressos e convenções) está em crescimento progressivo e para se manter no mercado as empresas precisam se adaptar a este novo cenário. Ela ressalta que a implantação do selo de qualidade vai contribuir para que o cliente tenha referências para diferenciar uma instituição que tenha potencial para atendê-lo e realizar seu evento com sucesso.
Segundo Anita, a idéia da ABEOC/SC surgiu justamente em virtude do novo perfil turístico de Santa Catarina e na vontade de alavancar e profissionalizar ainda mais o segmento.
A criação do Selo
Em fevereiro de 2006 a ABEOC/SC encaminhou um projeto ao Ministério do Turismo propondo a criação de um processo de qualificação para as empresas que atuam no ramo. Em dezembro do ano passado, o documento foi aprovado e recebeu total apoio do Ministério e da EMBRATUR para ser posto em prática.
A idéia, segundo Anita Pires, uma das idealizadoras do projeto era justamente oferecer, por meio da certificação, um diferencial no mercado de eventos e colaborar para o aperfeiçoamento do setor.
De 6 de agosto a 20 de setembro, deste ano, as empresas passaram por um processo de auditoria, realizado pela Ecocert Brasil. O pré-requisito inicial exigia o credenciamento junto ao Ministério do Turismo e à ABEOC. De acordo com João Augusto de Oliveira, responsável pela empresa certificadora, a avaliação foi feita em duas etapas. Em um primeiro momento era preciso que as candidatas atingissem 80% dos requisitos estabelecidos como referencial e, posteriormente, 80% de aceitação em uma pesquisa feita com seus clientes.
Entre os critérios analisados estavam o atendimento,equipamentos, gestão de qualidade, a capacitação técnica dos funcionários, a organização dos arquivos e o marketing de cada evento. Ao todo 15 empresas catarinenses passaram pelo processo e receberam o Selo, que precisa ser renovado a cada dois anos.
Serviço:
Evento: 24º Congresso Anual da ABEOC
Data:de 4 a 7 de dezembro
Local: Parque Anhembi, em São Paulo
(Acontecendo Aqui, 06/12/2007)