29 set Novo projeto para calçadas da Beira-mar Norte
A Associação FloripAmanhã foi convidada pelo Ministério Público Estadual (MPSC) para participar de uma reunião, realizada na quinta-feira (22/09), a fim de discutir mudanças no paisagismo da Beira-mar Norte a partir da necessidade de se readaptar as calçadas para portadores de necessidades especiais. O MPF está cobrando dos condomínios que todo o passeio da avenida atenda os requisitos necessários de acessibilidade.
Participaram da reunião o promotor da 30º Promotoria de Justiça da Capital, Daniel Paladino, a presidente da Associação FloripAmanhã, Zena Becker, representantes do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) e da empresa WOA Empreendimentos, que está oferecendo um projeto para a comunidade. Ficou definido que os técnicos do IPUF e da WOA vão definir em conjunto um modelo com recomendações para os condomínios executarem as obras, garantindo assim harmonia e integração da paisagem ao longo da avenida.
Os requisitos de acessibilidade incluem rebaixamento em todas as calçadas junto às travessias de pedestres sinalizadas com ou sem faixa, com ou sem semáforo, e sempre que houver foco de pedestres. O revestimento do piso deve ser contínuo, sem ressaltos ou depressões, e sem obstáculos que impeçam ou dificultem a acessibilidade.