28 nov José Mendes (2º Segmento)
Apesar de duas praias pitorescas, o trecho sem aterro próximo ao Veleiros da Ilha está abandonado e já registra as primeiras invasões irregulares. Além da linda vista que se tem do local, a área ainda apresenta trechos de vegetação nativa. Os arquitetos sugerem, entre as intervenções, o alargamento das calçadas e a criação de ciclovias, rampas para acesso à praia em vários pontos, opções de transporte turístico por baleeiras e aluguel de bicicletas.
Outra sugestão é substituir os muros por grades e diminuir a circulação de ônibus, com linha circular em mão única. O projeto prevê a revitalização das edificações histórias e a utilização das construções abandonadas com serviços e incentivo ao lazer cultural. Um trajeto marítimo com pontos de parada na orla levaria os visitantes a trechos mais valorizados, como o da igreja, o do largo do curtume e o da “ponta do Badesc”, já detalhados em projetos anteriores. Um elevador próximo ao Penhasco proporcionaria aos visitantes uma vista panorâmica com parada em três níveis. O projeto já foi apresentado à associação dos moradores de José Mendes.
As idéias acima surgiram na II Oficina de Desenho Urbano – Floripa de Frente pro Mar / Resgate da Orla. Os arquitetos, divididos em oito grupos relacionados às áreas de trabalho, colocaram no papel suas idéias para melhorar o acesso da população à borda d´água. Não se tratam de projetos finalizados, mas de diretrizes que serão enviadas como sugestão ao Núcleo Gestor do Plano Diretor da cidade.