22 set Penitenciária de Florianópolis ganha mais segurança no dia em que comemora 81 anos de fundação
Muros internos, construídos após fugas deste ano, ficam prontos nos próximos dias. Sistema de câmeras também reforçará vigilância interna
No dia em que a Penitenciária da Trindade completou 81 anos de fundação, nesta quarta-feira, em Florianópolis, a direção do complexo reuniu funcionários e ex-funcionários em um evento comemorativo. A programação incluiu homenagens, inaugurações de reformas, de um memorial e a entrega de um sistema de monitoramento interno.
A secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, espera que este seja o último ano que o prédio faça aniversário com detentos encarceirados. “No próximo ano os presos já devem ter sido transferidos”, afirmou. O complexo da Trindade será transferido para a região da Baixada do Massiambu, em Palhoça. “Depende apenas do governo do Estado”, reafirmou Ada de Luca.
O muro de isolamento das unidades, que começou a ser erguido após duas fugas em massa este ano, não ficou pronto a tempo de ser inaugurado ontem. A obra será entregue na próxima semana. A direção também aproveitou a oportunidade para apresentar a nova unidade de elaboração de material de limpeza e oficina de produção de telas e alambrados.
Também houve a entrega do projeto do sistema de monitoramento interno. “Lembro a todos que os equipamentos são móveis, e poderão ser retirados da unidade a qualquer momento”, explicou Ada de Luca. Os equipamentos deverão ser transferidos posteriormente para a nova unidade da Grande Florianópolis. A câmeras ainda foram instaladas.
A programação encerrou com um culto ecumênico, em homenagem a funcionários que trabalharam no prédio em todas as épocas. O memorial, com móveis, fotos e documentos antigos, deve ser permanente.
(ND, 22/09/2011)