Voluntários retiram uma tonelada de lixo em pontos turísticos de Florianópolis

Voluntários retiram uma tonelada de lixo em pontos turísticos de Florianópolis

Iniciativa faz parte do projeto internacional Clean Up the World, com adesão de 120 países

Cerca de uma tonelada de lixo, que provavelmente pararia nos bueiros da cidade na próxima chuva, teve um destino bem diferente neste sábado (17). Voluntários de todas as idades se uniram para coletar as mais variadas espécies de sujeira nas orlas da Avenida Beira-Mar e da Lagoa da Conceição, numa ação que envolveu a iniciativa privada e órgãos públicos, como o Corpo de Bombeiros, a Comcap e a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

Garrafas plásticas, latas, bitucas de cigarro, pedaços de mesas e cadeiras, entulhos, chinelos, pneus e restos de tudo o que se pode imaginar foram devidamente retirados pela legião de voluntários, durante a manhã.

A voluntária Fabiane Schmidt, 31 anos, fez um apelo aos fumantes para jogarem as guimbas nos cinzeiros e lixos. “Peguei umas duzentas, em menos de meia hora. Além de deixar a orla feia, elas demoram para se decompor”, avaliou.

Durante o trabalho, Fabiane também retirou dezenas de rolhas de champanhe, que estavam enroscadas nos vãos dos bueiros. “É impressionante, pois estamos em setembro e provavelmente são rolhas do último réveillon. Eu mesma não vou mais estourar champanhe nas ruas”, ponderou.

Todos os participantes recebiam um kit antes das atividades. Com um par de luvas, sacos de lixo e uma camiseta do evento, eles se espalharam por toda a extensão das duas orlas. Após a coleta, todos voltavam para uma das seis tendas onde tinham pegado o material de trabalho e, numa balança, descobriam o peso da sua participação.

O evento faz parte do projeto internacional Clean Up the World, que já conta com mais de 120 países participantes. Em Florianópolis, a organização ficou por conta do Instituto Baleia Franca.

(ND, 17/09/2011)