08 ago Projeto Recicla Bem Floripa leva conscientização ambiental a lojistas da Capital
Ação coordenada pela CDL e FloripAmanhã será lançada na próxima terça (09) e vai orientar sobre a destinação correta de resíduos sólidos
Lojistas de todos os segmentos do comércio da Capital vão receber na próxima terça-feira (09/08) orientações e material didático sobre como proceder e destinar de forma correta os resíduos sólidos, na maioria das vezes encaminhados aos aterros sanitários sem nenhum critério. Este é um dos primeiros passos do projeto Recicla Bem Floripa, Centro Histórico, coordenado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a ONG FloripAmanhã e realizado em parceria com o Grupo Interinstitucional sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos para Florianópolis (GIRS) e a Prefeitura Municipal.
A ação de conscientização entre os comerciantes da Capital acontecerá das 9h às 17h, no Centro Histórico, nas imediações das ruas Felipe Schmidt e Trajano. Voluntários das entidades que integram o GIRS vão orientar e capacitar diretamente cada lojista acerca da forma correta de separação, acondicionamento e disponibilização para coleta dos resíduos de toda natureza. “Haverá estandes com exposição das diversas formas de reciclar materiais orgânicos e secos. A proposta é alertar, levar informação e conscientizar de forma educativa sobre a correta separação e o melhor destino dos resíduos gerados pelo comércio”, destaca Pedro Paulo de Abreu, presidente da CDL de Florianópolis.
Representantes de associações de catadores também estarão presentes nesta edição do Recicla Bem Floripa, Centro Histórico, contando suas experiências e dificuldades encontradas com resíduos mal segregados e conscientizando sobre o valor destes resíduos, que geram emprego e renda. A Comcap também permanecerá prestando informações e distribuindo folhetos educativos.
O GIRS, grupo com cerca de 50 entidades representativas públicas e privadas, elaborou um panfleto de orientação que será entregue em todas as edições do projeto. Ainda são parceiros da iniciativa o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), Instituto Vonpar, Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM), ONG Nosso Lixo, Comitê para Democratização da Informática (CDI/SC) e Departamento de Desenvolvimento Regional Sustentável do Banco do Brasil.
(DeOlhoNaIlha, 05/08/2011)