Ipuf promove pedalada feminina

Ipuf promove pedalada feminina

A bicicleta, muitas vezes, é relacionada ao esporte ou ao universo masculino. Para mudar esta imagem, a ONG Viaciclo e o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) promovem uma pedalada feminina hoje, a partir das 19 horas. As participantes sairão da frente da sede do Ipuf, na praça Getúlio Vargas, para percorrer a ciclovia da avenida Hercílio Luz, o centro histórico e o trecho inicial da avenida Beira-mar Norte, de onde as ciclistas voltarão para o ponto inicial.

Em tempos de caos no trânsito, os defensores da bicicleta continuam criando oportunidades para tentar inserir o ciclismo no âmbito das políticas públicas do município e agora apostam na difusão do hábito também entre as mulheres. O evento foi planejado para ser uma espécie de confraternização, em que o objetivo é chamar a atenção da bicicleta como meio de transporte e também como forma de manter a saúde.

“Bicicleta não é artigo masculino”, destaca a representante da Viaciclo Hilariana Rocha, lembrando que durante o evento, os organizadores pretendem mostrar os benefícios que a modalidade traz para a saúde dos seus usuários e da cidade. Para uma das organizadoras do evento, a arquiteta Vera Lúcia Gonçalves, do Ipuf, o objetivo é estimular hábitos saudáveis, lembrando que “cuidar da saúde é uma característica das mulheres”.

Para deixar as mulheres mais a vontade, serão distribuídas camisetas personalizadas e, para garantir a segurança, a pedalada contará com batedores da Guarda Municipal. A programação prevê ainda com a doação de uma bicicleta e de outros brindes. A bicicleta será entregue à Secretaria Municipal da Habitação, Trabalho e Desenvolvimento Social, cuja titular, Rose Berger, também vai participar do passeio.

(AN Capital, 9/11)