28 jul A Lagoa do Peri é sinônimo de preservação e lazer
Um parque que vai muito além das belezas naturais, proporcionando inúmeros benefícios à comunidade
O Parque Municipal Lagoa do Peri, localizado entre a praia da Armação do Pântano do Sul e o bairro Morro das Pedras, sudeste da Ilha de Santa Catarina, possui a lagoa mais extensa da costa catarinense.
Formada por diferentes ecossistemas aquáticos e terrestres, sua vegetação vai desde suas margens até a extremidade ao sul da Ilha de Santa Catarina.
Além de sua água doce ser utilizada como área de abastecimento hídrico para a população do sul da ilha, do interesse ecológico e de pesquisa científica, é um ambiente utilizado também para atividades educativas, culturais, de lazer e recreação.
A empresária Cristine Souza, moradora do bairro Morro das Pedras leva com frequência sua filha, a pequena Isadora de cinco anos para brincar no parque de recreação. “Quando não sou eu, é meu marido quem a traz nos dias de folga ao parque, adoramos”.
Dentro desta área encontra-se também a sede administrativa da FLORAM, com salas, laboratório, cozinha e alojamento destinado aos pesquisadores.
Frederico, estagiário do curso de Biologia, seguido da cachorra Loba é quem leva os visitantes para conhecer os atrativos do parque com suas inúmeras trilhas e a bela paisagem do local. “A Loba também é uma das nossas funcionarias.” Brinca Frederico.
Em 2010 foi criado no parque o horto florestal, onde biólogos estão fazendo um trabalho do cultivo de sementes nativas, que são replantadas no parque para a preservação da mata atlântica.
(PMF, 27/07/2011)