18 jul Muitas ideias para “a ponte, as ilhas”
Conferência abordou temas importantes para construir um futuro melhor
O primeiro TEDx realizado em Santa Catarina, sábado passado, na UFSC, apresentou 21 palestras para debater o tema A ponte, as ilhas, que simboliza as diferentes ilhas sociais, econômicas e culturais existentes em Florianópolis e também as conexões entre elas e o mundo.
Na palestra Lixo Zero, o engenheiro Rodrigo Sabatini mostrou como a cadeia de produção exige esforço e, muitas vezes, os produtos são descartados de forma irresponsável. Citou o exemplo de Cubatão, que enfrentou problemas de abortos há duas décadas por causa do ambiente ácido.
O professor e designer Ivo Pons explicou como funciona o projeto Design Possível, que produz camisetas, bolsas e cadernos a partir de lixo.
– Estes produtos servem para recolocar pessoas que não estavam mais no mercado e conseguem mudar a partir da iniciativa – disse.
Na palestra sobre caos urbano, o professor Werner Kraus Jr disse que o caminho para Florianópolis é parar de inventar ideias mirabolantes, como metrô de superfície e navegação, e usar ônibus integrados.
Para o urbanista Cesar Floriano, o centro histórico de Florianópolis foi desfigurado. Era um porto colonial que foi descaracterizado por causa de um aterro imenso.
– A capital catarinense tem um ambiente muito frágil e é preciso recuperar velhas tradições – afirmou.
O TEDxFloripa ainda discutiu Plano Diretor, Mata Atlântica, sustentabilidade e projetos sociais.
(DC, 18/07/2011)
TEDx leva 21 ideias que valem ser compartilhadas para Florianópolis
Pela primeira vez Florianópolis realiza uma edição do TEDx. Com o tema “A ponte, as ilhas”, o evento discute ideias que valem ser compartilhadas. Mobilidade urbana, vida rural, lixo nas ruas, música e contação de histórias são apenas alguns dos assuntos apresentados. O evento é realizado no Teatro da Ufsc, e transmitido pela internet em tempo real.
Tadeu Meyer, um dos organizadores do evento, diz que a intenção é “incentivar o ambiente de comunidade.”, abrindo um espaço para conversar e pensar em soluções inteligentes. “Tudo pode ser uma ilha, que liga algo a alguma coisa…”, comenta sobre o tema do encontro.
Entre os palestrantes: Marcelo Pomar, que fala sobre o problema da mobilidade em Florianópolis; Marcos de Abreu e a equipe que fez uma revolução com baldinhos, trazendo solução para os resíduos orgânicos na comunidade Chico Mendes; Cristina Lopes, que conta, canta e encanta em histórias e estórias; entre outros.
“Me sinto muito feliz de participar de um evento assim. É muito importante quando a sociedade civil se organiza para discutir os problemas que os cercam”, comenta Marcelo Pomar, um dos palestrantes.
O que é TED
O TED (sigla de Technology, Entertainment, Design) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à divulgação de ideias que fazem a diferença. Começou há 25 anos na Califórnia e tem recebido pensadores e empreendedores, desde o mais conhecido ao anónimo.
Entre os oradores TED já estiveram Bill Gates, Al Gore, Julian Assange, Jane Goodall, Elizabeth Gilbert, Sir Richard Branson, Nandan Nilekani, Philippe Starck, Ngozi Okonjo-Iweala, Isabel Allende ou Gordon Brown.
Desde 2009 a organização passou a licenciar a marca para que realizadores independentes espalhassem o conceito e as ideias em comunidades locais. Esses encontros são os TEDx.
Os palestrantes:
Alice Kuerten
Assistente Social por opção e formação, Alice Kuerten nunca se sentiu confortável diante do sofrimento alheio. À frente do Instituto Guga Kuerten (IGK) desde de 2000, leva para a prática as boas ideias de solidariedade e oferecimento de oportunidades. O IGK faz pontes: leva apoio técnico e financeiro a projetos de integração de pessoas com deficiência em toda Santa Catarina. O IGK chega a várias ilhas: atende 460 jovens em cinco pontos da Grande Florianópolis, com um programa que combina esporte e educação para auxiliar a formação de estudantes da rede pública.
Carol Almeida
Uma menina de 16 anos foi assassinada, no dia 6 de abril, pelo pai da namorada, que não admitia o amor das duas. Foi o limite para a jornalista Carol Almeida. Seis dias depois, ela escreveu um pequeno manifesto contra a intolerância para inaugurar o blog projetoeusougay. O texto pedia o envio de fotos junto da mensagem #eusougay, entendendo nessa afirmação um posicionamento político independente de orientação sexual. Sua ideia é que, ao assumir essa identidade, várias pessoas se posicionem contra qualquer atentado aos direitos humanos. Milhares de imagens foram recebidas e com elas foi feito um vídeo. Criatividade para mostrar que tolerância é uma ótima ideia.
Cesar Floriano
Qual é o lugar da arte e da cultura no espaço urbano? Em uma ilha, as construções coletivas materiais e imaterias que se estabelecem, e que resultam na cidade que enxergamos e vivemos, são agenciadas por uma condição e um caráter determinante: a insularidade. A peculiaridade é o ponto de partida para a reflexão do professor de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, Cesar Floriano, que leva para o TEDxFloripa o conceito de paisagem cultural, revelador das pontes e trocas sociais entre as diversas ilhas que por aqui coabitam.
Cristina Lopes
Cristina Lopes conta e canta histórias. Fez disso o ofício da sua vida. Vive de espalhar a cultura, as lendas e o jeito de viver das pessoas — sempre oralmente e misturando as narrativas com música. No TEDxFloripa — não podia ser diferente — também é uma história que ela vai levar ao palco. Mas dessa vez o assunto é seu próprio trabalho, contadora de histórias profissional.
Daniele Gelbcke
O sonho de quem nasce na zona rural de algumas regiões catarinenses não é mais ganhar a vida na cidade grande. Um projeto alterou essa percepção. O Acolhida na Colônia, cuja coordenadora técnica é Daniele Gelbcke, transformou pequenas propriedades sem perspectiva de sustentação em acolhedoras estações de turismo rural e agricultura ecológica. Migrar não é mais a única opção – porque às vezes a ponte que a gente precisa nos liga a nós mesmos, nos deixa no mesmo lugar.
Darci (Moriel da Costa)
A definição corrente diz que Darci é um manezinho – e ele é mesmo. Mas o personagem criado pelo músico e compositor Moriel da Costa, do Dazaranha, é mais do que uma imitação talentosa da fala rápida, e às vezes incompreensível, do ilhéu. Da convivência e observação, Moriel pescou sacadas e o jeito de ser que combina um ar desconfiado, alegria, inocência e malícia. “Esse é nosso!” e é uma baita ideia.
Duda Mattar
Jornalista de formação, ama tudo que tem a ver com meio ambiente, viciou-se desde cedo em causas sociais, já escreveu sobre tecnologia, mas ultimamente tem coordenado projetos de mobilização social. Função que realiza ao coordenar um projeto que pretende colorir toda uma comunidade de baixa renda no Rio de Janeiro, modificando a vida de quase 5 mil pessoas, em 1500 casas. Vê nas cores um potencial de criar pontes: acredita que elas podem impactar a vida das pessoas. E tenta aplicar isso numa ilha: na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro.
Ivo Pons
A palavra “design” remete a sofisticação, beleza e riqueza. Certo? Com que região da cidade ela combina? O estereótipo leva a imaginação a um lugar rico, não? Ivo Pons nos conduz a um bairro pobre. Designer e professor do Mackenzie, ele preside um projeto social que se define no nome: Design Possível. Leva conhecimentos técnicos e de gestão para comunidades de baixa renda, que criam e trabalham em “empresas sociais” junto com designers profissionais e estudantes.
Julie Philippe
Cantora nascida em Brasília e criada em Florianópolis, também é publicitária e jornalista. A vida no escritório, porém, não deixa a música um dia sequer longe da vida de Julie. O talento artístico que deu notoriedade nacional à jovem no programa Ídolos e no Concurso Nacional de Canto Edith Piaf vai com ela para o palco do TEDxFloripa. Cantar lindamente também é uma ótima ideia.
Karol Conceição + Lena Rodrigues +
Maicon Jesus + Marcos de Abreu
O problema era grave. O lixo nas ruas deu início a uma epidemia de ratos na comunidade Chico Mendes, região continental de Florianópolis. A solução foi simples, impactante e ganhou um nome à altura: Revolução dos Baldinhos. Consiste em recolher, nas casas, o resíduo orgânico que antes ia para rua e transformá-lo em adubo pela compostagem, estimulando a produção local de alimentos. Engajou as pessoas do lugar, aumentou a auto-estima da comunidade e mudou o rumo da vida de quem se envolveu com o projeto. Várias pontes, uma excelente ideia!
Laura Porto
Engenheira eletricista, descobriu na energia eólica sua paixão pelas energias renováveis. Trabalhou no Ministério de Minas e Energia, onde coordenou o Proinfa, programa do governo que incentiva a compra de energia de fontes renováveis para atender o crescimento da demanda nacional de energia elétrica. Laura levanta a discussão sobre a importância e a possibilidade de um desenvolvimento sustentável para o Brasil.
Marcelo Pomar
Historiador formado na Udesc, professor de xadrez e militante do Movimento Passe Livre. Na ruas ou nas discussões, Marcelo Pomar caminha junto com o debate sobre mobilidade urbana em Florianópolis. A marca é a contestação e a ousadia, demonstrada na liderança das manifestações contra o aumento da tarifa que pararam a cidade em 2004 e 2005 e na defesa da proposta de Tarifa Zero para o transporte público. Facilitar o acesso às várias ilhas de Floripa é uma boa ideia.
Marcio da Vila e Rodrigo Poeta
Márcio da Vila e Rodrigo Poeta sobem ao palco do TEDxFloripa cantando as esquinas, canais, belezas e mazelas de Florianópolis. Os dois músicos integram a Tijuquera, banda que nasceu há 17 anos no Saco Grande (hoje bairro João Paulo). Seguem fazendo música com feições universais e identidade ilhoa.
Marcos Alvito
A Associação Nacional de Torcedores nasceu em uma sala de aula da UFF, em 2010, de uma provocação entre alunos e um professor, o antropólogo Marcos Alvito. Ele defendia o futebol como “a alegria do povo”, não elitizado e afastado da rede de negócios pouco transparentes que cercam o esporte. Os estudantes duvidaram e Alvito os convocou a fazer algo prático. Semanas depois estava criada a ANT, uma boa ideia que hoje tem 2.700 associados e se revela oportuna em tempos de obscuros orçamentos para as obras da Copa de 2014.
Marques Casara
“Todo jornalismo é investigativo. Senão, não é jornalismo”. Uma atividade profissional pode ser um ganha pão, uma diversão ou um instrumento para mudar a realidade que nos cerca. Marques Casara optou pela terceira alternativa. Em reportagens sobre a destruição da floresta amazônica, trabalho escravo e infantil, aponta para mazelas de um país desigual. Natural de Capinzal, no oeste catarinense, é formado na UFSC e ganhou alguns dos principais prêmios do jornalismo brasileiro, como Esso e Vladimir Herzog.
Miriam Prochnow
Miriam Prochnow é ambientalista. Carrega com ela o substantivo desde a década de 80, quando defender o meio ambiente ainda não estava na moda. Natural de Agrolândia, vale do Itajaí (SC), em 1987 foi umas das fundadoras da Apremavi e em 1988 a primeira coordenadora da Federação de Entidades Ecologistas Catarinenses (Feec). A Mata Atlântica de pé e preservada é a boa ideia que ela traz para o TEDxFloripa. O bioma originalmente ocupava 100% do solo do estado – hoje restam 17% relativamente bem conservados.
Rodrigo Sabatini
A expressão é curta e desafiadora: Lixo Zero. O fim é reduzir a quase nada o volume de resíduos que têm como destino os aterros sanitários das cidades. O método? Alterar a mentalidade e a forma como as pessoas se relacionam com o lixo, oferecendo condições para que a mudança ocorra. Quem espalha a boa ideia é Rodrigo Sabatini, engenheiro civil formado pela UFSC e presidente da Novociclo Ambiental.
Roy Rudnick e Michelle Weiss
Dois números são suficientes para entender a grandiosidade do projetoMundo por Terra. Foram 1.033 dias longe de casa e mais de 160 mil quilômetros rodados em um Land Rover com placas de São Bento do Sul (SC), fora as travessias por mar e ar. No caminho, paisagens exuberantes, imprevistos e a oportunidade de uma grande mudança de vida, interagindo com pessoas de 60 países dos continentes Oceania, Ásia, África, Europa e América. Uma ideia que envolve decisões corajosas, mas que criou e atravessou centenas de pontes.
Rui Fernando Müller
Empresário, sócio-fundador da Nexxera e do Grupo CarbonoBrasil, criado para pesquisar novas tecnologias e difundir informações sobre sustentabilidade, mudanças climáticas, energia, poluição atmosférica e mercado de carbono. Assuntos que são o contexto em que se insere a tecnologia que Rui vai apresentar: um dispositivo que faz um trabalho semelhante à fotossíntese, transformando gases poluidores e geradores das mudanças climáticas em matéria limpa (carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio).
Rui Gonçalves
“Sim, nós podemos!” O lema não é novo, mas sintetiza o entusiasmo de Rui Gonçalves com a alta capacidade empreendedora e inovadora da indústria tecnológica instalada em Florianópolis. Ele preside a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate) e tem uma história pessoal que cresceu junto com o setor. Acreditar no próprio potencial, criando e fortalecendo pontes, é a boa ideia que Rui traz para o TEDxFloripa.
Werner Kraus Jr.
Se a conversa é sobre os problemas de Florianópolis, mobilidade urbana é assunto obrigatório. Werner Kraus Jr. é professor da UFSC e coordenou o desenvolvimento de uma tecnologia que altera automaticamente o tempo que os semáforos ficam abertos, usando dados do fluxo de veículos enviados em tempo real a uma central de controle através de telefonia celular. Unir tecnologia à capacidade de gestão do transporte público é uma boa ideia para melhorar a qualidade dos deslocamentos na cidade.
(Por Fábio Bispo, ND, 18/07/2011)