Lixo? Não. Brinquedo

Lixo? Não. Brinquedo

Preservação ambiental se transforma em lazer para alunos de escolas da Grande Florianópolis

No dicionário, estrada significa “caminho que leva a algum lugar”. Na definição dos integrantes do Projeto Route, da Grande Florianópolis, a estrada escolhida é a preservação ambiental, e o caminho leva a um mundo melhor. Desde maio, eles transformam lixo em brinquedo. São oito estudantes, atletas e surfistas de Florianópolis e São José que promovem a conscientização ambiental em crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

A folga do final de semana é trocada com prazer pela coleta de latas de refrigerante, sacolas plásticas, palitos de picolé e tudo mais deixado na beira da praia. Durante a semana, o grupo visita uma unidade escolar e, com o auxílio dos alunos, fabrica os brinquedos. As oficinas de reciclagem produzem, em média, 30 unidades que permanecem na escola, para a diversão de todos.

No começo do mês, a Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça, recebeu a visita do projeto. Em apenas uma tarde, 11 sacos de lixo foram recolhidos. Antes disso, outros oito foram retirados das areais da Praia da Armação, no Sul da Ilha. O material foi transformado em brinquedos distribuídos para 60 crianças no Instituto Santa Maria, no Bairro Fazenda do Max, em São José.

– Antes de fazer a coleta, escolhemos a escola. Unimos a preservação com a produção de brinquedos. É o útil e o agradável – explica um dos coordenadores do projeto, Pedro Simão.

Apesar do pouco tempo, o Projeto Route deve chegar ao Rio Grande do Sul, ao Paraná, e fora do país, como no Uruguai, em julho. A coordenação entrou em contato com associações de praias e implantou a ideia:

– Queremos educar a geração Y, responsável pelo futuro do planeta em diversos cantos e não só aqui. São crianças que precisam ser educadas com a consciência ambiental que falta nos adultos de hoje. Desde o recolhimento do lixo até a entrega do brinquedo, a satisfação é a nossa companhia. É assim que se faz um mundo melhor – garante Simão.

Fique ligado
O projeto
Você pode conhecer mais
sobre o Route no site
www.projetoroute.com.br
Para participar
Se tiver interesse em ajudar
ou participar do projeto, entre em contato pelo telefone 9900-1833

(Por Alessandra Toniazzo, DC, 23/06/2011)