15 jun Prefeitura de Florianópolis anuncia regulamentação dos flanelinhas
Primeira reunião deve ocorrer na próxima semana entre Prefeitura, Ipuf, Guarda Municipal e Policia Militar
Após uma série de reportagens publicadas pelo jornal Notícias do Dia desde 2008 relevando a ação dos flanelinhas nas ruas da Capital, a Prefeitura de Florianópolis iniciará, a partir da próxima semana, uma força-tarefa para regularizar a atividade da mesma maneira como reorganizou o trabalho dos ambulantes em abril deste ano.
De acordo com o secretario executivo de serviços públicos, Salomão Mattos Sobrinho, a prefeitura não pretende proibir a atividade e sim regularizar o trabalho detalhando quem permanecerá como guardador de carro e quem deverá sair das ruas. O primeiro passo, segundo ele, será reunir na Prefeitura representantes da Assistência Social, Ipuf (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Guarda Municipal e Policia Militar para discutir como o trabalho será realizado.
Da mesma forma como na força-tarefa voltada para os ambulantes, inicialmente a Prefeitura irá levantar o número de flanelinhas que atuam na cidade, quem são eles, de onde eles vêm e como poderiam voltar ao mercado de trabalho. “Estamos lidando com um problema social de trabalhadores que estão tentando ganhar seu sustento por meio do trabalho ilegal. Por isso, somente coibir não será a solução”, diz o secretário.
Como a força-tarefa para os flanelinhas deverá ocorrer nos mesmos moldes dos ambulantes, é possível que muitos deles tenham a atividade regulamentada. Como os casos detalhados nas reportagens do Notícias do Dia que estão atuando há mais uma década na cidade.
(Por Aline Rebequi, ND, 15/06/2011)