25 out Trapiche da Beira-mar está interditado
A Comissão Municipal de Defesa Civil de Florianópolis (Comdec) interditou ontem à tarde o trapiche da Beira-Mar Norte.
A interdição é provisória e atende a recomendação técnica do órgão, porque todas as colunas que sustentam a construção apresentam rachaduras e os parafusos de fixação estão enferrujados.
A constatação foi feita após o Comdec receber pela manhã a comunicação de uma pessoa preocupada com o estado em que se encontra o trapiche. O coordenador da Comdec, Leandro Antônio Miranda, foi ao local com um técnico da prefeitura, que recomendou a interdição em caráter preventivo, até sair o relatório técnico sobre a construção, que deve ficar pronto ainda nesta semana.
– Ele disse que não era possível avaliar com certeza se havia alguma espécie de risco e, por isso, é recomendável que o trapiche não receba mais barcos, pescadores ou visitantes até termos alguma conclusão – explica Miranda.
Local é ponto turístico procurado em Florianópolis
O trapiche, um dos pontos turísticos mais procurados do Centro de Florianópolis, especialmente nos fins de semana, começou a ser construído em 1991 e foi inaugurado em 1992.
Depois de pronto, não passou por nenhuma reforma ou trabalho de recuperação.
Desde o ano passado, tramita na Secretaria de Obras o projeto de vitalização da orla urbana da Ilha, que deve estar pronto em breve, mas, se o laudo técnico indicar riscos no trapiche, ele pode ser beneficiado por obras emergenciais.
Mirando conta que, mais do que o movimento de pedestres, o trapiche é atingido pela maresia, a corrosão natural do tempo e o impacto dos barcos, na chegada e quando ficam atracados ali e vão batendo com o movimento das ondas.
(DC, 25/10/2007)