09 jun Beira-Mar Continental pronta até o fim do ano
Depois de tantos adiamentos, será que desta vez vai dar para acreditar?
A prefeitura da Capital quer que as obras na Beira-Mar Continental recomecem neste mês e fiquem prontas até o fim do ano. Mas, dado o histórico dos prazos, parece difícil acreditar. Anunciada em 2004, iniciou em 2006 e ainda precisa de quatro desapropriações para poder cruzar por baixo da Ponte Hercílio Luz e chegar até as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles.
Segundo o secretário de Obras de Florianópolis, Luiz Américo Medeiros, as desapropriações estão sendo discutidas na Justiça, e prestes a serem concluídas:
– Quando começar, precisamos de mais de seis meses para concluí-la.
Questionado sobre o tempo curto do novo prazo em relação ao histórico de descumprimentos, o secretário disse que, com as desapropriações concluídas, o trabalho é rápido.
Hoje a via é usada para o lazer. Pedestres trafegam nas ciclovias e calçadas. Mesmo nas vias asfaltadas, embora ainda seja proibido, alguns motoristas desrespeitam as placas e trafegam de carro pelo local. Perto da Hercílio Luz ainda há três famílias morando e ranchos de pescadores. Um deles é o catador de lixo Osmar Modesto, 35 anos. Ele vive ali com a mulher e quatro filhos.
– Eu moro aqui há sete anos. O terreno não é meu, mas eu combinei com a dona. Estou há quatro anos na espera de um acordo com a prefeitura – diz.
Outros proprietários disputam a desapropriação na Justiça com o governo do Estado, que está reformando a Ponte Hercílio Luz. O presidente da Associação Amigos do Estreito, Édio Fernandes, também não tem esperança de melhoras a curto prazo, e diz que o lugar está abandonado.
– A comunidade transformou o local em uma área de lazer, mas passam carros por ali. À noite, tem até rachas e já houve acidente com um ciclista. Algumas calçadas estão pichadas e já tem poças de água nas ciclovias.
(Por Mauricio Frighetto, DC, 09/06/2011)