02 jun UFSC é candidata a sediar treinos da Olimpíadas de 2016
O Seminário de Orientação para representantes das cidades e instalações pré-selecionadas para a aclimatação e treinamentos das Olimpíadas de 2016 aconteceu dia 23 de maio, no Rio de Janeiro. A UFSC concorre a uma vaga através da pista olímpica do Centro de Desportos (CDS). Para receber delegações olímpicas, a pista, que é atualmente de carvão, deve ser transformada em uma pista sintética.
Durante o seminário foi repassado aos presentes a importância dos jogos olímpicos para um país: a projeção internacional gerada pelas notícias de diversos meios de comunicação, o legado deixado para as sedes, que ganham melhores espaços para treinamento, entre outros benefícios.
Para o vice-diretor do CDS, professor Edison Roberto de Souza, os ganhos para a universidade seriam imensos. Caso a pista seja selecionada, o contrato com alguma delegação pode gerar uma contrapartida financeira, doação de materiais, intercâmbio de treinadores e estudantes, além de pesquisas na área de treinamento esportivo. “São muitas as opções de aproveitamento. Essa é uma oportunidade que enriquece e fomenta discussões dentro do curso e da universidade. Há a possibilidade de um estudo interdisciplinar, com a observação das orientações psicológicas dadas antes da competição, a dieta nutricional seguida pelos atletas e o acompanhamento médico fornecido.”
Em novembro, os membros do comitê olímpico farão uma visita à UFSC. Até lá deve estar pronto o projeto de alteração da pista. De acordo com o vice-diretor, o projeto deve ser elaborado em colaboração com a iniciativa privada. Já para a reforma da pista está sendo pleiteada a verba junto a um deputado e ao Ministério do Esporte.
Para participar do processo seletivo foram enviados documentos sobre a infraestrutura da cidade, condições climáticas e informações sobre a locação na qual podem ocorrer os treinos. Em Florianópolis, além da UFSC, foram pré-selecionados: Avaí FC, Base Aérea, Clube Náutico Martinelli, Costão Golf Club, Federação Catarinense de Tênis de Campo, Figueirense FC, Fundação Municipal de Esportes e Unisul. As instituições são selecionadas individualmente, sendo possível que mais de uma delegação treine na capital. Exemplo: a locação do Figueirense pode ser selecionada pela delegação alemã de futebol e a pista olímpica da UFSC pela delegação australiana de atletismo.
As sedes de aclimatação servem para acostumar os atletas ao fuso horário do país, suas condições de pressão e de clima. Um fator desfavorável para a escolha da capital é seu inverno rigoroso em relação ao Rio de Janeiro.
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 divulga as instituições selecionadas em 16 de janeiro de 2012.
Mais informações pelo telefone 3721 8552.
(Por Bianca Amorim, Agecom, 01/06/2011)