30 maio Rua Vidal Ramos, um case urbanístico
Da coluna de Carlos Damião (ND, 29/05/2011)
Charmosa via central de Florianópolis deve ficar pronta em poucas semanas, com detalhes que causam admiração
A revitalização da rua Vidal Ramos, que ganhou características muito charmosas, está quase no final. Falta o mobiliário, custeado pelos comerciantes, assim como toldos e outros detalhes das fachadas, que também serão bancados pela iniciativa privada. O mobiliário, depois de instalado, vai impedir que os folgados estacionem seus carros sobre as calçadas. Outra questão importante envolvendo a Vidal Ramos: a tendência, em médio prazo, é que a rua se transforme numa via cultural, com intervenção artística (pintura) na parede de um prédio. A graciosa rua, do jeito que vai ficar nos próximos 30 dias, é um case de marketing urbanístico que já desperta admiração de visitantes. Uma arquiteta canadense, de passagem por Florianópolis, comparou a Vidal com ruas de Paris. Acif, prefeitura e Sebrae se juntaram no projeto, que tem a coordenação, pela Acif, da incansável empresária Rose Macedo Coelho.
Descolados
O charme da rua Vidal Ramos não é de hoje. Desde muito, iniciativas particulares sempre atraíram estudantes, artistas, gente jovem e descolados em geral para a área. Entre as décadas de 1970 e 1980 abrigou na esquina com a Trajano o lendário bar Degrau. E foi também a primeira rua da cidade a receber restaurantes ‘naturebas’, como Sol da Terra e Döll.
Mais melhorias
Outras ruas do entorno da Vidal Ramos serão beneficiadas com a implantação de melhorias urbanísticas, inclusive a Escadaria do Rosário, onde o restaurante Fratelanza Italiana faz a diferença há muito tempo, servindo bons pratos e proporcionando belos momentos culturais. Parte da rua Deodoro também será revitalizada, a exemplo do que aconteceu no trecho da Trajano entre a Vidal e a Tenente Silveira.