Mais barato e ecológico, com menos impressões

Mais barato e ecológico, com menos impressões

Quatro truques e ferramentas para imprimir de forma inteligente. O planeta agradece.

Além do custo alto do toner e dos cartuchos, você pode pensar no meio ambiente antes de ligar a impressora. Para imprimir menos, você pode optar por guardar documentos em formato digital, aproveitar ao máximo o papel ou até manter seus arquivos na nuvem. Como fazer? Usando recursos do sistema operacional ou programas específicos. Acompanhe, a seguir, quatro dicas que ajudam a minimizar as impressões.

PDF PRIMEIRO
O básico é só imprimir o estritamente necessário. Para quem tem um tablet, a combinação de um aplicativo gerador de PDFs com alguns serviços pode ajudar. Para gerar os PDFs, uma opção é o Nitro PDF Reader (info.abril.com.br/downloadsitro-pdf-reader). Ele envia as páginas do arquivo para o gerenciador de notas Evernote (info.abril.com.br/downloads/evernote), que tem versões para Android e iOS. Outra solução que facilita o acesso aos documentos sem imprimi-los é o Dropbox (info.abril.com.br/downloads/dropbox). O serviço tem versões para Android e iOS e suporte a PDFs. Também no PC ou no notebook, salve os documentos em PDF com o Nitro PDF Reader.

TEXTOS SEM EXTRAS
Manter só o texto no arquivo é uma boa forma de evitar a impressão de cabeçalhos ou anúncios. Use o serviço Instapaper (info.abril.com.br/downloads/webware/instapaper). É só adicionar o artigo, mandando sua URL para o serviço ou adicionando o bookmarklet ao browser. Depois, acesse e clique no botão Text, ao lado do artigo salvo. Serão exibidos só o texto e as imagens. Aí é só imprimir.

NA MESMA PÁGINA
Se você quer imprimir várias imagens na mesma página, use o Windows. Selecione todas as fotos desejadas, depois, clique na seleção com o botão direito e escolha Imprimir. No lado direito da janela que surge, mude o tamanho da foto. Ao reduzir o tamanho, as fotos são organizadas para ocupar o mínimo de páginas.

LIGUE O CLOUD PRINT
Para quem imprime de vários pontos, uma solução é mandar os trabalhos para um local remoto. Isso pode ser feito usando o Cloud Print, do Google Chrome (info.abril.com.br/downloads/google-chrome). Clique no ícone e escolha Opções. No lado esquerdo da página, selecione Configurações Avançadas. No direito, ao final, clique em Faça Login no Cloud Print. Digite seu e-mail e senha do Google. As impressoras do micro estarão automaticamente ligadas ao Cloud Print. Repita a operação em todos os computadores que vão acessar as impressoras. Por fim, instale a extensão Print Using Cloud Print (info.abril.com.br/downloads/print-using-cloud-print ). Depois, é só abrir o PDF ou DOC no Chrome e clicar no ícone da impressora.

(Planeta Sustentável, 23/05/2011)