Outubro bom para hoteleiros

Outubro bom para hoteleiros

Os hotéis de Florianópolis conseguiram atrair mais hóspedes durante o feriadão deste ano, se comparado ao mesmo período de 2006. De sexta-feira até domingo, a média de ocupação dos leitos dos hotéis que ficam nas praias, no Centro, ou no Continente foi 36,3% a mais que no ano passado. No total, cerca de 8,4 mil pessoas ocuparam 66,8% dos leitos nos estabelecimentos pesquisados pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SIHRBS), ficando muito próximo da expectativa.

Além de superar o ano passado, o feriadão de outubro também foi melhor do que o de setembro. O aumento foi de 11% e incrementou a injeção de dinheiro na cidade. Um dos motivos para a melhora no turismo é a proximidade do verão. Segundo o presidente do sindicato, Tarcísio Schmitt, a tendência deve continuar até o verão.

O único temor de Tarcísio que poderia comprometer os bons resultados do feriadão era o tempo instável na Capital. Durante os três dias, o clima alternou entre sol e chuva, além de queda de temperatura no domingo. “Mas, muita gente acabou saindo de casa já na quinta ou sexta-feira. Mesmo com o clima ruim na cidade, ele escolheram ficar por aqui mesmo”, disse o hoteleiro. Os números apresentados não representam a quantidade total de turistas em Florianópolis. Isso porque, os dados são baseados numa pesquisa realizada entre 52 hotéis e não considera ainda o pessoal hospedado em camping, casas particulares ou que passaram apenas um dia na cidade.

Outro fator que pode ter contribuído para o bom desempenho no setor são as festas de outubro, que atraíram visitantes para perto da Capital. Entre elas, a Oktoberfest, em Blumenau, a Fenarreco, em Brusque, e a Marejada de Itajaí. Segundo Tarcísio, essas festas acrescentam turistas para Florianópolis que resolvem esticar a visita para outros lugares do Estado.

(A Notícia, 16/10/2007)