15 out Turistas em grupos tomam conta da Capital
O feriado de 12 de Outubro abriu a temporada de excursões em Santa Catarina. De acordo com o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt, são grupos de turistas vindos do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo que apostaram no Estado como destino para passar o feriadão. Na Capital, a expectativa de ocupação no setor é de 70% até segunda-feira, Dia do Professor. Escolas sem aula vão favorecer o movimento.
Ontem, na Praia de Canasvieiras, Norte da Ilha, o movimento foi grande desde cedo. Só o vendedor de passeios de escuna, Luiz Augusto, recebeu sete excursões até às 11h. Entre as placas de ônibus estacionadas, até Minas Gerais estava incluída.
– O movimento está muito bom. Cheio de excursões pela cidade. A maioria jovens que aproveitam todos os tipos de pacotes turísticos.
De Rolante, no Rio Grande do Sul, veio um grupo com 31 contabilistas. Passaram a noite na estrada e não perderam tempo, no hotel. Assim que chegaram em Canasvieiras, às 7h, deixaram as malas nos quartos, dedicaram poucos minutos para o café e seguiram para a praia. Tudo para aproveitar o sol tímido que apareceu logo cedo.
– Até domingo queremos aproveitar bastante – disse Reusa Pascoali.
De Saudades, também no Rio Grande do Sul, um grupo de 37 professores apostou no feriado prolongado para fazer um tour por Santa Catarina. Hoje, ainda permanecem na Capital. Depois seguem para Oktoberfest e depois Brusque.
– Cada ano escolhemos um roteiro para comemorar o Dia do Professor – justificou o professor universitário Elcio Bamberg.
Movimento três vezes maior
O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, destacou que o movimento, no Estado, está três vezes maior que nos fins de semanas normais. Ele percorreu a BR-101, na noite de quinta-feira, e confirmou o grande movimento nos dois sentidos da rodovia.
– A expectativa é de um fim de semana muito bom para o Estado que deverá dar o prenúncio de como será a temporada de Verão. Além do intenso número de veículos que seguiram para o Norte, para as festas de Outubro, como a Oktoberfest, em Blumenau, muitos turistas também optaram pelas praias do Sul, como Garopaba e Farol de Santa Marta – destacou.
Enquanto milhares de foliões se dirigem para a maior festa do Estado, a Oktoberfest, um grupo de quatro amigos de Blumenau resolveram fazer o caminho inverso. Robson Fischer, Elisiane Mangoni, André Tibola e Célia Alves escolheram Florianópolis para descansar no feriadão. E deram de “cara” com um outro tanto de turistas, na Capital.
Eles chegaram cedo, em Canasvieiras, e pretendem percorrer a Ilha até amanhã. O grupo está hospedado em uma pousada.
Quem também optou por hotel, na beira da praia, foi a família da moradora de Recife, Maiara Keline. Ela se encontrou com a cunhada Edjane Andrade, em Curitiba, Paraná. Juntaram um grupo de sete pessoas e seguiram para Florianópolis. Com a folga das crianças, Rian, de nove anos, e Gabriela, de 10 anos, a família pretende sair da Ilha somente no domingo à noite.
Pela primeira vez em Santa Catarina, Maiara estranhou a água “gelada” do mar, mas não desistiu.
– Vou entrar na água sim para não perder a viagem. Sempre tive vontade de conhecer Florianópolis e estou encantada. Em Pernambuco, muitos têm o sonho de um dia poder passar por aqui – destacou.
De Indaial, Fátima Rosa também aproveitou o feriadão, por conta do Dia dos Professores, para levar os filho à praia.
– Com o feriadão é mais fácil de se programar com as crianças. Elas sequer dormiram direito quando falamos que vínhamos para Florianópolis – destacou Fátima, que levou Analice, quatro anos, e Fúvio, de seis, para o mar.
José Eliseu, de Gravataí, no Rio Grande do Sul, também trouxe para o Estado 10 familiares. Até domingo, permanecem no Norte da Ilha, num passeio que pretende repetir.
(Ariadne Niero, DC, 13/10/2007)