04 maio Obras do elevado do Rita Maria, em Florianópolis, estão em ritmo acelerado
Tempo bom contribui para que estrutura fique pronta antes do prazo de conclusão de 18 meses, que encerra em junho de 2012
As obras do elevado do Rita Maria começaram há cerca de 70 dias e estão razoavelmente adiantadas por conta do bom tempo, afirmam os engenheiros. O lado de entrada do elevado, que servirá em pista dupla e sentido único em direção à avenida Beira-mar Norte, já recebeu fundação e caixaria para, posteriormente, ser concretado. Com cerca de 390 metros de extensão, o elevado tem 6,2 metros de altura e 8,8 metros de largura. São duas pistas de 3,5 metros, mais 90 centímetros de recuo em cada lado.
Cerca de 40 operários da Sul Catarinense, empresa vencedora da licitação da Prefeitura Municipal, trabalham na obra desde. O prazo de conclusão é de 18 meses, aproximadamente junho de 2012. Mas se o tempo continuar colaborando, tudo indica que o elevado será entregue mais cedo à população. “Mantemos o prazo de 18 meses, mas estamos trabalhando para finalizar a obra antes”, explica o secretário de Obras da Capital, Luiz Américo Medeiros.
Quando pronto, os motoristas que desejarem chegar a Beira-mar Norte, passarão por baixo das cabeceiras das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, acessarão a rua Antônio Pereira Oliveira Neto (ao lado da rodoviária) e seguirão pelo elevado, até as proximidades do prédio da Receita Federal. De acordo com Medeiros, a área atualmente utilizada como canteiro de obras será urbanizada, mas a transformação em praça, por exemplo, torna-se difícil já que o terreno fica entre duas pistas de alta velocidade.
O ELEVADO
390 metros de extensão
8,8 metros de largura
6,2 metros de altura
2 pistas em sentido único (ponte Pedro Ivo – Beira-mar Norte)
50 mil veículos por dia é a capacidade
8,1 milhões de reais é o investimento (financiamento pelo Badesc)
18 meses é o tempo estimado para execução (empreiteira é a Sul Catarinense)
(por Maiara Gonçalves, ND, 04/05/2011)