03 maio Entenda o projeto Residência Sustentável
Confira algumas dicas que podem ser úteis na hora de construir ou reformar sua casa.
O projeto Residência Sustentável é realizado por profissionais de diversas áreas da construção e patrocinado por empresas que estudam soluções inteligentes e de baixo impacto ambiental. A equipe lançou algumas dicas interessantes sobre reformas sustentáveis.
Cimento
A produção de cimento tem como consequência um alto consumo de energia e matérias-primas. Uma alternativa pode ser o uso de blocos cerâmicos estruturais modulares, com tecnologia que evita o desperdício e a formação de resíduos. Os blocos, produzidos com solo selecionado e tratado, possuem dois orifícios, onde são acoplados e intertravados, o que permite um ótimo acabamento. Esses orifícios também podem receber instalações elétricas e hidráulicas, inclusive tubulações de esgoto 100 mm.
Vidros
Os vidros devem apresentar características técnicas que contribuam para a eficiência energética do sistema de ar-condicionado. Já existem no mercado linhas de películas, desenvolvidas a partir de nanotecnologia, para vidros que prezam pelo equilíbrio entre a iluminação natural e o bloqueio de excesso de energia solar.
Lâmpadas
Ao comprar lâmpadas deve-se verificar se possuem o selo Procel de eficiência energética e se possuem baixo teor de mercúrio e instruções sobre o que fazer em caso de acidente. É recomendável que o consumidor procure no rótulo a vida útil estimada pelo fabricante e também que avalie o emprego de lâmpadas LED, com maior vida útil e mais eficientes.
Madeira
Quando for comprar produtos que levem madeira, deve-se procurar saber se eles possuem o selo Cerflor e FSC, que atestam que a madeira não vem de desmatamento ilegal e garante que a procedência é de manejo ambiental correto.
Metais e ligas metálicas
O aço é o metal mais utilizado nos produtos de construção civil. É altamente reciclável e sua sucata possui valor comercial.
Já o aço inoxidável e o latão são metais que podem ser reciclados desde que ocorra a separação correta. É importante lembrar que a fabricação destes materiais utiliza muita energia, embora sejam indispensáveis em ambientes corrosivos ou marinhos.
Outros
Tintas, adesivos, pisos, revestimentos, selantes e metais sanitários já possuem o selo SustentaX de Garantia de Qualidade e Sustentabilidade.
(Revista Novo Ambiente, PMF, 02/05/2011)