Floram com programação extensa no lançamento do Parque Linear

Floram com programação extensa no lançamento do Parque Linear

A criação do parque propõe preservação dos recursos naturais do bairro
Oficializar um parque que naturalmente já existe e garantir o desenvolvimento sustentável da região é o objetivo da comunidade do Córrego Grande, na Capital. Proposta de criação do Parque Linear do Córrego Grande será apresentada neste sábado (26) com uma série de atividades, entre elas uma visita guiada à cachoeira do Poção, às 9h. Melhorias na infraestrutura do bairro, com foco na preservação do local, é uma reivindicação antiga dos moradores e a oficialização é a primeira etapa.
De acordo com o arquiteto César Floriano dos Santos, professor do curso de Arquitetura da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e presidente da Amosc (Associação dos Moradores do Sertão do Córrego Grande), a criação do parque serviria para integrar a cachoeira do Córrego Grande ao manguezal do Itacorubi, permeando todo o córrego, em uma extensão de cerca de cinco quilômetros. Para tornar a acesso ainda mais ecológico, seria construída uma ciclovia para interligar as já existentes na região do Itacorubi até a entrada da trilha do poção. A própria trilha seria aumentada de 600 para 1.500 metros. “Para isso precisamos de mobilidade comunitária e consciência das autoridades”, destaca.
“A criação do parque será ótima. Quando eu não puder aproveitar mais, estará disponível para os meus filhos, os meus netos, os meus sobrinhos”, diz o morador Sérgio José Machado, 43, que nasceu e foi criado no bairro que abriga hoje cerca de 150 famílias. Outro morador, Francisco de Assis da Silva, tem um mercadinho no local e acredita nas melhorias que a criação do parque trará ao Córrego Grande. “Já era para ter acontecido”, observa. O projeto é promovido pela UFSC, Amosc e Fórum da Bacia do Itacorubi, com apoio da Prefeitura de Florianópolis, UDESC e do Instituto Mangue Vivo, e patrocínio da Eletrosul e Governo Federal.
A Fazendinha do Córrego Grande, um dos poucos redutos verdes na região povoada por prédios, também passaria por modificações com a criação do parque. Segundo César Floriano, é necessária a desapropriação da área para garantir no local a instalação de equipamentos de lazer públicos. Outra reivindicação da comunidade é que a escola pública Padre João Alfredo Horn seja transferida para o terreno da Fazendinha, onde também seriam construídos centro comunitário, campo de futebol, praça e biblioteca.
Após a apresentação da proposta, no Conselho Comunitário do Córrego Grande, às 19h, será montado um grupo de trabalho para começar a implantação do parque. Conforme Floriano, a comunidade não pretende esperar pelo poder público porque há muita coisa que pode ser feita. “Isso já é uma realidade”, ressalta, confiante.
A proposta
* O parque segue a linha do rio Córrego Grande, por isso o nome Parque Linear.
* Ao longo do trajeto de cinco quilômetros seriam construídos equipamentos de lazer, quiosques, colégio, creche, estacionamento e ciclovia.
* A trilha atual tem 600 metros e objetivo é ampliar para 1.500 metros. Assim, o começo da trilha seria na região da Fazendinha.
Desapropriações
* As indenizações que a prefeitura teria de pagar aos donos dos terrenos que passam pela área do parque são mínimas, segundo o arquiteto César Floriano. Além disso, já seria possível começar a criação do parque pelas áreas públicas.
Programação
9h – Visita guiada ao poção do Córrego Grande com saída da pracinha do Sertão do Córrego
9h – EcoBike – Gincana da Mobilidade – saída da avenida Beira-mar Norte em direção a pracinha do Sertão do Córrego Grande, com previsão de chegada ao meio-dia
16h – Apresentações culturais e musicais no Conselho Comunitário do Córrego Grande
19h – Apresentação da proposta de criação do Parque Linear do Córrego Grande, no Conselho Comunitário
(ND, 26/03/2011)
Visita guiada ao Poção, no Córrego Grande, em Florianópolis, é a dica de programa do fim de semana
Atividade faz parte da reinvindicação da comunidade para que o Parque Linear seja criado no bairro
Os moradores do Córrego Grande, que lutam pela criação do Parque Linear no bairro, realizam uma série de atividades neste sábado (26). Uma delas é a visita guiada até a cachoeira do Poção, atração escolhida por famílias de Florianópolis para curtir o final de semana.
A região é uma das poucas que ainda possuem uma vasta área verde e, por isso, a luta da comunidade para que o local seja preservado ganha mais visibilidade.
Para o funcionário público Nilton da Silva Júnior, 34 anos, foi a programação escolhida para curtir o sábado com os filhos Rafael, 6, e Fernanda, 4. “Fiquei sabendo da atividade e quis visitar para conferir o local”, explica ele, pouco antes de entrar na trilha.
A família foi acompanhada de dois guias. Ambos com 11 anos, Raimundo Nonato e José Costa Júnior, moram há dois anos no bairro e contam que a cachoeira é a melhor parte da região. Agora, eles fazem parte do projeto como guias mirins do local.
O EcoBike, passeio ciclístico que sairia da avenida Beira-mar Norte, era outra atividade que estava prevista para este sábado. No entanto, em função do tempo nublado e possibilidade de chuva, foi suspenso pela organização do evento.
(ND, 26/03/2011)
Floram com programação extensa no lançamento do Parque Linear
Conheça a programação para este sábado, 26 de março, no Parque Ecológico do Córrego Grande.
Será lançado neste sábado, 26 de março, o Parque Linear do Córrego Grande, projeto que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Os Parques lineares acompanham os cursos d’água, objetivando proteger ou recuperar ecossistemas.
Sayonara Castilhos, do Departamento de Educação Ambiental da Floram, declarou que “O Parque Linear do Córrego Grande conectará áreas verdes formando um corredor ecológico, permitindo que as pessoas interajam com dois ecossistemas saindo de uma área de manguezal do Itacorubi e encontrando com a floresta de Mata Atlântica, na região do poção”.
Conheça as Dimensões do Parque
Ciclovia: 4 quilômetros
Trilha: 1 quilômetro
Programação para sábado, dia 26/03
9h — Visita monitorada até a Cachoeira do Poção (saída do Sertão do Córrego, com guias)
10h30min — Ecobike (gincana de mobilidade)
16h — Atividades de educação ambiental
18h — Apresentações culturais
19h — Apresentação oficial do projeto no Centro Comunitário
Saiba mais: http://www.floramea.blogspot.com/
Contato: (48) 9119-4825 – com professor César Floriano (Universidade Federal de Santa Catarina).
(PMF, 25/03/2011)